A Fundação Yves Rocher vai voltar a premiar mulheres com projetos na área do ambiente, no âmbito do Prémio Terre de Femmes. De acordo com a organização, para assinalar os 10 anos da iniciativa em Portugal, o prémio vai distinguir três mulheres com um prémio total de 18 mil euros – 10 mil para a primeira classificada, 5 mil para o segundo lugar e 3 mil para a terceira mulher a ser distinguida.
Para além do prémio atribuído no mercado nacional, e vencedora portuguesa ficará também habilitada ao Grande Prémio Internacional, no valor adicional de 10 mil euros.
Na última edição, a vencedora do Terre de Femmes Portugal foi Estrela Matilde, uma portuguesa a viver na Ilha do Príncipe e que criou a Cooperativa de Valorização dos Resíduos, coordenado um grupo de dez mulheres que desenvolvem joias a partir de garrafas de vidro recicladas, contribuindo para o desenvolvimento económico e social das famílias da ilha.
A nível nacional, onde se realiza desde 2009, o Prémio Terre de Femmes já distinguiu 22 mulheres e apoiou com mais de 100 mil euros projetos de impacto social, ambiental e económico.