Um recorde de 54 empresas e associações portuguesas estarão este ano na maior feira europeia do setor das frutas e legumes, a Fruit Attraction, que decorre em Madrid de 08 a 10 de outubro, anunciou hoje a Portugal Fresh.
“No total, 54 empresas, associações e parceiros marcam presença no stand conjunto da Portugal Fresh. Esta é a maior comitiva desde que, em 2011, a associação participou, pela primeira vez, neste evento de referência na capital espanhola”, disse hoje a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, num comunicado.
A Fruit Atraction é uma feira de negócios que decorre anualmente em MAdrid e é considerada a maior da Europa.
Este ano, estão confirmados mais de 2.100 expositores de 145 países, que ocuparão 10 pavilhões do recinto Ifema, segundo os organizadores.
O ‘stand’ da representação portuguesa tem mais de 700 metros quadrados, divulgou hoje a Portugal Fresh.
“É uma plataforma de comercialização de produtos frescos e ponto de encontro entre os principais ‘players’ do setor, onde se mostra o melhor da inovação, qualidade e diversidade. Este ano, a feira dará ênfase à promoção global das exportações”, destacou a Portugal Fresh.
A associação sublinhou ainda que Espanha é o principal destino das exportações portugueses deste setor, seguido de França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido. Este grupo de países representam cerca de 74% do valor das exportações totais.
As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores cresceram 13,4% no primeiro semestre face ao mesmo período de 2023, atingindo os 1.180 milhões de euros, anunciou em agosto a Portugal Fresh.
Tendo por base os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a associação revelou que a União Europeia absorveu 81% das vendas de frutas, legumes e flores produzidos em Portugal, sendo o principal destino Espanha (32%).
Em volume registou-se no primeiro semestre uma subida homóloga de 4,2%, para um total de 763 milhões de quilos.
Para a totalidade do ano 2024, as expectativas são de crescimento nas exportações, mas a Portugal Fresh continua a advertir para problemas relacionados com a disponibilidade de água.
“Uma área estratégica para a associação – e fundamental para assegurar a continuidade do crescimento das empresas – é a gestão dos recursos hídricos”, lê-se no comunicado hoje divulgado.
“Esperemos que o projecto Água que Une, que o Governo irá apresentar em dezembro, não seja mais um anúncio de estudos (…) Precisamos urgentemente de obras no terreno para o armazenamento de água. Reclamamos há muito a modernização da área de regadio existente para evitar perdas de água na distribuição antes de chegarem aos agricultores. O setor precisa de uma via verde para a construção de charcas e reservatórios de água e a construção de barragens para múltiplos fins”, defendeu o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, citado no mesmo comunicado.
O primeiro-ministro anunciou em maio uma iniciativa interministerial, sob o lema “Água que une”, que “vai desenhar uma nova estratégia da água para os próximos anos”.
De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura e Pescas, a estratégia, que será apresentada até ao fim do ano, inclui um novo Plano Nacional da Água (PNA 2025) e será financiada através de diversos instrumentos, nomeadamente PT2030, PRR e Fundo Ambiental.
Em paralelo, será desenvolvido um plano de armazenamento e de distribuição eficiente da água para a agricultura (REGA), promovido por aquele ministério, que será articulado com o PNA.
Criada em dezembro de 2010, a Portugal Fresh tem 112 sócios que representam cerca de 5.000 agricultores, sendo a sua missão valorizar a origem “Portugal” e as características dos produtos nacionais, para além de promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo.
Portugal com representação histórica na maior feira de frutas, legumes e flores da Europa