Fruta Feia celebra 5.º aniversário e evita mais de 1.300 toneladas de desperdício

Fruta Feia celebra 5.º aniversário e evita mais de 1.300 toneladas de desperdício

[Fonte: Anipla - fitotema]

São já 187 os produtores/agricultores de todo o género de fruta e legumes que fornecem a Fruta Feia, um projeto que nasceu da necessidade de inverter as tendências de normalização de frutas e legumes, relativamente a formato, cor e calibre, ou seja, exigências estéticas que fazem com que muita fruta seja recusada, logo não vendida, levando a um desperdício de cerca de 30% do que é produzido pelos agricultores.

Daí que o principal objetivo da Fruta Feia seja “reduzir as toneladas de alimentos de qualidade que são devolvidos à terra todos os anos pelos agricultores e com isso evitar também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção, como a água, as terras cultiváveis, a energia e o tempo de trabalho”, define o projeto no seu site.

Recorde-se que mais de um terço dos frutos e legumes produzidos na Europa não chegam a ser comercializados por razões estéticas, de acordo com um estudo da Universidade de Edimburgo, publicado recentemente no Journal of Cleaner Production. Mais acrescenta o estudo que cerca de 50 milhões de toneladas de frutos e vegetais produzidos na Europa não chegam às prateleiras dos supermercados, porque não correspondem às exigências.

Com o lema “Gente bonita come fruta feia”, este projeto surgiu em 2013, portanto acaba de assinalar o seu 5.º aniversário, assente num modelo de Cooperativa de Consumo sem fins lucrativos, uma vez que todo o lucro alcançado é “direcionado ao crescimento do projeto e cada membro é parte integrante deste.”

Atualmente com 11 delegações, a Fruta Feia abastece 5.166 consumidores particulares ou associações, cafés, restaurantes, tendo evitado, até ao momento, o desperdício de 1.327 toneladas. Mas a Fruta Feia quer expandir-se e ir além da sua área atual que compreende as áreas de Lisboa, Almada, Amadora, Cascais, Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Para tal, tem estabelecido parcerias com quem acredita no projeto que é mesmo que dizer “quem feio ama, bonito lhe parece”.

Comente este artigo

O artigo Fruta Feia celebra 5.º aniversário e evita mais de 1.300 toneladas de desperdício foi publicado originalmente em Anipla - fitotema

 

Saiba mais sobre a campanha →considere os factos←

Anterior Previsiones negativas para el turismo rural en el puente de diciembre: descienden las reservas un 38.06%
Próximo Inquérito sobre populações de veado e javali

Artigos relacionados

Nacional

Eng. Agronomo

Sudoberry , S.A
Monte da Azenha, Brejão
7630-569 S.Teotónio
Portugal
Tel. +351 282 947 033
Web: www.sudoberry.com
NIF: 503 519 103

Empresa de grupo internacional em expansão, dedicada à produção e exportação de pequenos frutos
procura para reforço da equipa de produção, técnico(a) com experiência comprovada em trabalho de
campo (gestão de mão de obra, […]

Nacional

Falta um mês para Mercadona abrir em Portugal

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Três anos depois do anúncio do projecto de internacionalização da Mercadona em Portugal, a empresa entra em contagem decrescente para a abertura do primeiro supermercado no País, que será no dia 2 de Julho em Canidelo, Vila Nova de Gaia. […]

Cotações ES

La oferta de corderos sigue imponiéndose sobre la demanda

[Fonte: Agropopular – Cotações]

A lo largo de la semana predominaron los descensos en los precios de los corderos ya que las expectativas que se habían puesto en las ventas de Semana Santa no se han materializado y el campo no se ha limpiado lo suficiente. […]