Formação em Vinho do Porto dirigida a profissionais do setor

Formação em Vinho do Porto dirigida a profissionais do setor

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. lança primeira ação de Certificação de Formadores em Vinho do Porto

Curso piloto decorre esta semana

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) apresenta a primeira ação de formação em Vinho do Porto dirigida a profissionais do setor. Com conteúdos teóricos e práticos, o curso é um projeto destinado à certificação de educadores de Vinho do Porto em todo o mundo, para que fiquem habilitados, pelo IVDP, a disseminar conhecimento sobre temas como: vinha e viticultura, castas e suas potencialidades, como fazer um blend, envelhecimento, fiscalização, certificação, harmonizações gastronómicas e cocktails.

Certified Port Educator é um curso intensivo orientado por profissionais do IVDP e de empresas de Vinho do Porto, tem duração de três dias completos e realiza-se com grupos de até 9 pessoas. De abordagem teórica e prática, integra visitas, provas, harmonizações e conversas à volta do Vinho do Porto, das suas particularidades, diversidade e versatilidade. As sessões têm lugar entre o IVDP, caves de Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, quintas no Douro e restaurantes.

Esta semana decorre a sessão piloto e, a partir de 2019, haverá duas formações por ano. As inscrições serão feitas através do site do IVDP e estarão sujeitas a um processo de seleção prévia. Os interessados poderão candidatar-se a frequentar o curso para, certificados pelo IVDP, virem a apresentar o Vinho do Porto em ambiente académico ou profissional.

“Queremos criar embaixadores formados em Vinho do Porto. Num contexto global de concorrência crescente e forte disseminação de informação, é fundamental incentivar a comunicação orientada e fundamentada, pelo que nos cabe a preparação e validação das aptidões dos formadores e seu domínio das caraterísticas ímpares e das potencialidades do Vinho do Porto”. Manuel Cabral, Presidente do IVDP.

→Consulte mais informações aqui←

Comente este artigo
Anterior CLM insiste en que no va a permitir que se pierda ni un céntimo de las ayudas que ahora recibe de la PAC
Próximo Seminário «Recursos Hídricos na Agricultura - 10 anos de TRH» - 23 de Novembro - Lisboa

Artigos relacionados

Comunicados

Ponto de vista nacional – PE leva debate sobre agricultura e Prémio Lux de Cinema a Vila Real

“O Parlamento Europeu face aos desafios da agricultura e do desenvolvimento rural” foi o tema do colóquio que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) a14 de outubro, com a presença do eurodeputado José Manuel Fernandes (EPP, PT).
O encontro, moderado pelo jornalista Manuel Carvalho, […]

Comunicados

Incubadora de Base Rural de Guimarães arranca com a 2ª etapa do programa de apoio a empreendedores

Abertura de candidaturas à “Elaboração do Plano de Negócios” está já publicada. Os empreendedores selecionados beneficiarão de apoio gratuito durante 3 meses para elaboração de plano de negócio.
A Incubadora de Base Rural de Guimarães, projeto pioneiro da Câmara Municipal de Guimarães, torna público o aviso de abertura de candidaturas à etapa “Elaboração do Plano de Negócios”, […]

Comunicados

Agromais e a Plus Alqueva na Ovibeja 2017

A AGROMAIS C.R.L e a PLUS ALQUEVA estarão presentes, pelo terceiro ano consecutivo, na OVIBEJA, a maior feira do Baixo Alentejo, que irá decorrer entre 27 Abril a 01 de Maio de 2017, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.
O espaço das organizações apresentadas fica situado no pavilhão institucional. […]