Foco de Peste Suína Africana detetado na ilha cabo-verdiana da Boa Vista
A câmara municipal da ilha cabo-verdiana da Boa Vista proibiu a partir de hoje o abate sem autorização de suínos, depois de confirmados laboratorialmente sete casos de Peste Suína Africana (PSA), anunciou a autarquia.
Em comunicado, a Câmara da Boa Vista refere que das 31 amostras suspeitas enviadas para análise no laboratório veterinário da Direção de Serviço da Pecuária cabo-verdiano, sete foram confirmadas com anticorpos de PSA.
Os casos foram registados em explorações suinícolas localizadas na Zona Industrial de Sal-Rei, tendo as autoridades locais avançado com a implementação de medidas sanitárias, envolvendo a Câmara da Boa Vista, o Ministério da Agricultura e Ambiente, a Delegacia de Saúde e Polícia Nacional, “em prol da defesa da Saúde Pública”.
Acrescenta que ficam “totalmente proibidas” atividades como o abate de suínos “sem a devida autorização”, a circulação de suínos entre localidades daquela ilha e para outras ilhas, incluindo produtos derivados.
No comunicado é feito ainda apelo à colaboração da população para não adquirir ou consumir carne de porco sem o certificado de salubridade emitido pela autoridade veterinária local “e, em circunstância alguma, consumir carne de porco de origem duvidosa”.
Artigos relacionados
Município do Cartaxo promove Semana da Alimentação
Começa na próxima segunda-feira, dia 14 de Outubro, a comemoração da Semana da Alimentação promovida pelo Município do Cartaxo, a propósito do Dia Mundial da Alimentação, […]
DGAV determina período sazonalmente livre de vector de Língua Azul dos ovinos
A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, através do Edital n.º 51 da Língua Azul, de 7 de Janeiro de 2020, […]
InovTechAgro – Inovação, mas não só! – Luís Alcino da Conceição
No nova PAC no período pós 2020 e na recente Agenda para a Inovação do Ministério da Agricultura as competências nas áreas de agricultura de precisão, digitalização e mecanização […]