Floresta. Porquê Certificar? The Navigator explica as vantagens

Floresta. Porquê Certificar? The Navigator explica as vantagens

A sustentabilidade ambiental, a luta pelo uso de recursos certificados,…etc.. Para quem é produtor florestal, vale a pena pensar em todas estas preocupações e certificar a sua floresta? A The Navigator Company diz que sim.

E o agriculturaemar.com aqui transcreve o que dizem os responsáveis pela Navigator.

Porquê Certificar?

A certificação, seja FSC ou PEFC, surge em resposta a preocupações relativas à forma como as florestas mundiais são geridas.

Através da certificação garante-se que a madeira provém de florestas geridas de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e sempre no cumprimento das leis vigentes.

A certificação atesta, assim, a gestão sustentável dos espaços florestais e é concedida por entidades independentes.

A certificação pode ser obtida de forma individual ou em modelos de grupo ou regionais mais adequados, permitindo assim um mais fácil acesso a proprietários de menor dimensão.

As vantagens da Certificação:

  • Mais rentabilidade

A sua produção terá um valor acrescido, já que há vários anos que a The Navigator Company paga um preço mais elevado pela madeira certificada. Pode beneficiar de condições ainda mais vantajosas na venda da sua madeira.

  • Mais gestão florestal

A Certificação é um meio de assegurar a aplicação das melhores práticas silvícolas, garantindo assim a conformidade das plantações e terrenos com os normativos legais e ambientais em vigor.

  • Mais simplicidade

A adesão à Certificação é simples. Para os proprietários de menor dimensão, há a possibilidade de soluções de certificação em grupo.

  • Mais sustentabilidade

As florestas certificadas são territórios onde a aplicação de boas práticas silvícolas e de respeito pelo meio ambiente evitam a degradação e erosão do solo, dão abrigo à vida selvagem e desempenham um papel fundamental no sequestro de carbono.

  • Menos riscos

As florestas bem geridas têm menos riscos de incêndios e pragas. Nas áreas com gestão florestal profissional, os incêndios são menos frequentes e as suas consequências menores.

Parceiro no processo de certificação

A The Navigator Company tem uma equipa dedicada e especializada que oferece um acompanhamento profissional e de excelência ao longo do processo de Certificação Florestal.

Além de o acompanhar no processo, em parceria com os grupos de certificação, a The Navigator Company garante-lhe aconselhamento técnico especializado para extrair mais valor da sua floresta ao longo do ciclo produtivo.

Como certificar?

Basta fazer uma chamada telefónica para iniciar a candidatura e ter assistência ao longo do processo.

Depois são 3 passos:

  • Escolha o Grupo de Certificação.
  • Apresente os documentos de posse da terra.
  • O Grupo de Certificação faz a vistoria à propriedade e processa a adesão.

A partir daqui, passa a ter acompanhamento técnico e tem Certificação Florestal.

Adira à Certificação Florestal

Com a ajuda da The Navigator Company pode aderir à Certificação Florestal através do telefone 308 805 980 ou envie um email para: [email protected].

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo
Anterior Ourique: Inauguradas obras de ampliação de fábrica que, por ano vai, transformar 8 mil porcos pretos
Próximo Tem mais de 100 galinhas poedeiras? Conte-as. Tem de as declarar em Fevereiro

Artigos relacionados

Comunicados

Obrigado Eng.º Joaquim Pedro Torres! Obrigado Eng.º Manuel Paim!

Este certame, iniciado em 2009, na altura como Feira do Milho constitui uma referência para o sector agroflorestal nacional, sendo sempre esperando com […]

Sugeridas

PDR2020: Restabelecimento do Potencial Produtivo – Regiões Norte e Centro

Apoio à reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas afectadas pelas tempestades Daniel, Elsa e Fabien, que atingiram […]

Comunicados

Governo falha ao não garantir comparticipação nacional para adiantamento das ajudas destinadas a apoiar a Produção Integrada

Uma das medidas de mitigação dos prejuízos causados pela pandemia de COVID-19, várias vezes discutidas e reclamadas pelos agricultores, foi o adiantamento das ajudas. A CNA desde muito cedo […]