Flores silvestres benéficas para a produção agrícola

Flores silvestres benéficas para a produção agrícola

[Fonte: Vida Rural]

As áreas com maior densidade de flores silvestres têm até 70% mais polinizadores e conseguem ter maior produtividade nas colheitas agrícolas. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica Ecology Letters e que analisou 49 estudos sobre o tema e que representam 1515 paisagens europeias.

Os investigadores quiseram saber de que forma a organização das zonas de cultivo agrícola e outros habitats podem afetar a presença de artrópodes e a qualidade dos serviços que estes prestam aos ecossistemas.

Elena Concepción, investigadora do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid e uma das autoras do estudo, sublinha que “nas áreas onde há maior densidade de flores do campo, comprovámos que a abundância de artrópodes polinizadores e os controladores naturais de pragas aumentou em 70% e em 44%, respetivamente. Descobrimos ainda que nas paisagens com mais de 50% de terrenos cultivados, a produtividade das colheitas aumentou com a densidade dos prados silvestres”.

Os autores do estudo defendem que favorecer a diversidade nos ecossistemas melhora não só a biodiversidade, mas também a produção agrícola, tornando-a, ao mesmo tempo, mais sustentável. Recorde-se que se celebra hoje (22 de maio) o Dia Internacional da Diversidade Biológica, ou Dia Internacional da Biodiversidade, uma data que ficou para a história depois da assinatura da 1ª Convenção sobre a Diversidade Biológica e que celebra a variedade de organismos no Mundo e as relações complexas entre os seres vivos e o ambiente.

Comente este artigo

O artigo Flores silvestres benéficas para a produção agrícola foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior 2BForest participa na ExpoMortágua, 30/5 a 2/6
Próximo Ministro Vieira da Silva abre Feira Internacional da Cortiça em Coruche

Artigos relacionados

Últimas

Associação Agrícola de São Miguel leva produtos regionais dos Açores à FNA 2019

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Associação Agrícola de São Miguel também vai estar presente na Feira Nacional de Agricultura, que decorre entre 8 e 16 de Junho no CNEMA – Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
A associação vai marcar a sua presença com um stand no qual irá […]

Nacional

Fundos devem ser atribuídos num prazo de 60 dias, mas chegam ao “mar” com 49 dias de atraso

[Fonte: ECO]

Os beneficiários do Programa Operacional do Mar têm, em média, as suas candidaturas aprovadas em 109 dias e não nos 60 que estão definidos no Acordo de Parceria que regulamenta o Portugal 2020. A auditoria do Tribunal de Contas ao modelo de gestão deste programa operacional, […]

Últimas

Soluções alternativas ainda vão conviver com motores tradicionais

[Fonte: Dinheiro Vivo – empresas]
A indústria automóvel entrou na autoestrada da eletrificação e elegeu um inimigo: o diesel. Marcas adaptam-se a novas formas de mobilidade, mas o combustível ainda não tem os dias contados
A indústria automóvel vive no limbo entre tradição e evolução sustentável e os fabricantes estão bem conscientes da importância das soluções de mobilidade alternativas e da via rápida da eletrificação. […]