Flores silvestres benéficas para a produção agrícola

Flores silvestres benéficas para a produção agrícola

[Fonte: Vida Rural]

As áreas com maior densidade de flores silvestres têm até 70% mais polinizadores e conseguem ter maior produtividade nas colheitas agrícolas. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica Ecology Letters e que analisou 49 estudos sobre o tema e que representam 1515 paisagens europeias.

Os investigadores quiseram saber de que forma a organização das zonas de cultivo agrícola e outros habitats podem afetar a presença de artrópodes e a qualidade dos serviços que estes prestam aos ecossistemas.

Elena Concepción, investigadora do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid e uma das autoras do estudo, sublinha que “nas áreas onde há maior densidade de flores do campo, comprovámos que a abundância de artrópodes polinizadores e os controladores naturais de pragas aumentou em 70% e em 44%, respetivamente. Descobrimos ainda que nas paisagens com mais de 50% de terrenos cultivados, a produtividade das colheitas aumentou com a densidade dos prados silvestres”.

Os autores do estudo defendem que favorecer a diversidade nos ecossistemas melhora não só a biodiversidade, mas também a produção agrícola, tornando-a, ao mesmo tempo, mais sustentável. Recorde-se que se celebra hoje (22 de maio) o Dia Internacional da Diversidade Biológica, ou Dia Internacional da Biodiversidade, uma data que ficou para a história depois da assinatura da 1ª Convenção sobre a Diversidade Biológica e que celebra a variedade de organismos no Mundo e as relações complexas entre os seres vivos e o ambiente.

Comente este artigo

O artigo Flores silvestres benéficas para a produção agrícola foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior 2BForest participa na ExpoMortágua, 30/5 a 2/6
Próximo Ministro Vieira da Silva abre Feira Internacional da Cortiça em Coruche

Artigos relacionados

Nacional

Postos de combustível incluídos na Rede de Emergência de Postos de Abastecimento. Veja aqui

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal queixa-se de que a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) de combustíveis com gasóleo colorido e marcado (GCM), vulgo gasóleo verde, exclui os principais concelhos produtores de pêra e maçã […]

Nacional

Castelo Branco e Idanha-a-Nova integram prevenção estrutural do Tejo Internacional

[Fonte: Gazeta Rural]

O Governo alargou a Castelo Branco e Idanha-a-Nova a participação na implementação de projetos de prevenção estrutural contra incêndios no Parque Natural de Tejo Internacional, inicialmente prevista apenas para Vila Velha de Ródão e Nisa.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º […]

Últimas

Herdade das Servas investe na região dos Vinhos Verdes

[Fonte: Vida Rural]

Carlos e Luís Serrano Mira, detentores da Herdade das Servas, em Estremoz, anunciaram um investimento na região dos Vinhos Verdes, com a aquisição da Casa da Tapada, em Braga.
De acordo com os produtores, a Casa da Tapada possui 24 hectares de área total, […]