Fitossanidade florestal: decorreu no dia 10 de dezembro mais um encontro bilateral Portugal-Espanha

Fitossanidade florestal: decorreu no dia 10 de dezembro mais um encontro bilateral Portugal-Espanha

Decorreu no dia 10 de dezembro, no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, no Porto, mais um encontro bilateral Portugal-Espanha. tem vindo a ser realizado anualmente na área da fitossanidade florestal, dada a relevância que esta temática representa ao nível internacional e no espaço da União Europeia e, muito particularmente, para estes dois países vizinhos, quer pela contiguidade territorial, quer pelo facto de se encontrarem expostos ao mesmo tipo de vulnerabilidades e de riscos fitossanitários, os quais, por si só, justificam uma atuação articulada e concertada em termos de prevenção e controlo de pragas florestais.

Portugal esteve representado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., tendo Espanha estado representada pela Dirección General de Sanidad e Higiene Vegetal y Forestal (Madrid), Servicio de Defensa del Medio Natural (Castilla y León) e Subdirección General de Explotaciones Agrarias (Galicia).

O tema principal centrou-se na estratégia de atuação e na operacionalização de ações de prevenção e controlo do nemátodo-da-madeira-do-pinheiro (NMP), incluindo a monitorização da floresta de coníferas, do inseto vetor do NMP, a circulação e rastreabilidade do material lenhoso e, bem assim, os procedimentos relacionados com o tratamento térmico de material de embalagem. 

Foi reforçada a articulação em matéria de prevenção e controlo fitossanitário entre os dois países, tendo ficado patente e expressa a necessidade duma atuação concertada e harmonizada no que respeita à aplicação dos requisitos técnicos e legais impostos, prevendo-se desde já a realização de 3 encontros bilaterais mais específicos e enquadrados no ano Internacional da Fitossanidade que vai decorrer em 2020.

O artigo foi publicado originalmente em ICNF .

Comente este artigo
Anterior New CRISPR gene-drive system could crack down on antibiotic resistance in animal agriculture
Próximo Mais colmeias e apicultores graças ao apoio da UE

Artigos relacionados

Sugeridas

Entrevista de Eduardo Oliveira e Sousa à Antena1 e ao Jornal de Negócios

Conversa Capital com Eduardo Oliveira e Sousa

Ainda há esperança, diz o presidente da CAP referindo-se à situação da agricultura decorrente da seca. […]

Nacional

Empresa romena procura produtores de presunto, lacticínios, nozes e azeite

Uma empresa romena está à procura de produtores de produtos alimentares, como carnes e presuntos, lacticínios, frutas e nozes, azeitonas, azeite e outros produtos de nicho. […]

Últimas

Expojardim/ Urbangarden 2020 abriu portas no Norte do País pela primeira vez

A Expojardim/ Urbangarden 2020, de 6 a 8 de Fevereiro, realizou-se pela primeira vez abriu no Norte do País. O Porto recebeu uma exposição com mais de 8.000m2 que ficou marcada pela presença de 16.000 visitantes, […]