Ferrovia 2020 com taxa de execução inferior a 9%

Ferrovia 2020 com taxa de execução inferior a 9%

[Fonte: ECO]

O Governo ainda só cumpriu menos de 9% do programa da Ferroria 2020. O plano ferroviário nacional, 20 projetos apresentados por Pedro Marques, em fevereiro de 2016, no Pragal, está atrasado e muitos dos planos ainda nem sequer começaram. Das duas dezenas de projetos, oito já deveriam estar concluídos e 11 deveriam estar já em execução. No entanto, só existem seis em obra, escreve esta quinta-feira o jornal Público [acesso condicionado].

Segundo as contas da publicação, dos 2,7 mil milhões de euros anunciados pelo Governo para modernizar os caminhos-de-ferro nacionais até ao próximo ano, há investimentos em curso no valor de 158 milhões de euros, que reflete uma taxa de execução de 7%. Se, no entanto, se retirarem os 675 milhões estimados para a nova linha Aveiro-Mangualde, chumbada duas vezes pela Comissão Europeia por falta de rentabilidade, o programa de modernização reduz-se a dois mil milhões o que perfaz 8,8% do montante em execução.

Dos seis projetos a decorrer, a obra mais adiantada é a da modernização da linha do Minho, orçamentada em 86,2 milhões mas que já deveria ter ficado concluída em 2018.

O plano ferroviário nacional previa intervir em 1.193 quilómetros da via férrea, dos quais 214 de construção de linha nova e 979 de modernização. Até ao momento, escreve o Público, não existe qualquer quilómetro de nova linha construído.

Comente este artigo

O artigo Ferrovia 2020 com taxa de execução inferior a 9% foi publicado originalmente em ECO.

Anterior Sindicato da Agricultura assina revisão do Contrato Coletivo de Trabalho com a CAP
Próximo Propuesta de definición de agricultor genuino para la PAC: Aquél que tenga un 25% de ingresos agrarios

Artigos relacionados

Últimas

Quando só fogo trava o fogo

[Fonte: Expresso]
Dois anos depois dos incêncidos que devastaram Mação, é essa linha de fogo que controla as chamas por estes dias. Não pode arder o que já ardeu. E nesta noite de segunda-feira até choveu em Mação e Proença-a-Nova
Enquanto as chamas vão mudando de direção, […]

Últimas

Espaço Visual avança com curso sobre métodos para uma produção agrícola sustentável

[Fonte: Voz do Campo]

A consultora agrícola Espaço Visual arranca no próximo dia 11 de março com um curso sobre os métodos a implementar para garantir uma produção agrícola sustentável numa exploração.
Este curso, através de videoconferência, será ministrado pela Professora Eliana Barbosa, […]

Últimas

PJ deteve dois suspeitos de atear fogos em Arcos de Valdevez e Ponte da Barca

[Fonte: Público]

Um homem de 64 anos detido na sexta-feira pela presumível autoria de um incêndio florestal em Padreiro Sana Cristina, Arcos de Valdevez, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou esta segunda-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a PJ refere que o incêndio consumiu uma área de 500 metros quadrados de ervas e arbustos, […]