Ferrovia 2020 com taxa de execução inferior a 9%

Ferrovia 2020 com taxa de execução inferior a 9%

[Fonte: ECO]

O Governo ainda só cumpriu menos de 9% do programa da Ferroria 2020. O plano ferroviário nacional, 20 projetos apresentados por Pedro Marques, em fevereiro de 2016, no Pragal, está atrasado e muitos dos planos ainda nem sequer começaram. Das duas dezenas de projetos, oito já deveriam estar concluídos e 11 deveriam estar já em execução. No entanto, só existem seis em obra, escreve esta quinta-feira o jornal Público [acesso condicionado].

Segundo as contas da publicação, dos 2,7 mil milhões de euros anunciados pelo Governo para modernizar os caminhos-de-ferro nacionais até ao próximo ano, há investimentos em curso no valor de 158 milhões de euros, que reflete uma taxa de execução de 7%. Se, no entanto, se retirarem os 675 milhões estimados para a nova linha Aveiro-Mangualde, chumbada duas vezes pela Comissão Europeia por falta de rentabilidade, o programa de modernização reduz-se a dois mil milhões o que perfaz 8,8% do montante em execução.

Dos seis projetos a decorrer, a obra mais adiantada é a da modernização da linha do Minho, orçamentada em 86,2 milhões mas que já deveria ter ficado concluída em 2018.

O plano ferroviário nacional previa intervir em 1.193 quilómetros da via férrea, dos quais 214 de construção de linha nova e 979 de modernização. Até ao momento, escreve o Público, não existe qualquer quilómetro de nova linha construído.

Comente este artigo

O artigo Ferrovia 2020 com taxa de execução inferior a 9% foi publicado originalmente em ECO

Anterior Sindicato da Agricultura assina revisão do Contrato Coletivo de Trabalho com a CAP
Próximo Propuesta de definición de agricultor genuino para la PAC: Aquél que tenga un 25% de ingresos agrarios

Artigos relacionados

Comunicados

Colóquio- Sistema de fotovoltaico para autoconsumo- Análise de um caso prático

No dia 23 de Fevereiro de 2017, realizou-se em Ferreira do Alentejo, no Lagar da Herdade do Marmelo (propriedade do Grupo Sovena), o Colóquio “Sistemas de Fotovoltaico para Autoconsumo – Análise de um caso prático. Esta sessão, foi dedicada a um tema bastante actual e para o sector como é a Sustentabilidade Energética na Agricultura de Regadio. […]

Comunicados

Empresa portuguesa recebe convite do Governo Chileno para estabelecer operação na América latina num setor considerado estratégico

Esta startup do fundão financiada pela Portugal Ventures desenvolveu uma plataforma de IOT (internet of things) muito robusta e poderosa.

Últimas

Ecotrophelia Portugal premeia campeões da eco-inovação alimentar – Candidaturas até 13 de Abril

Estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição do Prémio Ecotrophelia Portugal, uma competição coorganizada pela PortugalFoods e a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares, que promove a inovação do meio académico no setor agroalimentar. Os estudantes do ensino superior têm até dia 13 de abril para submeter os seus projetos, […]