A ANPOC — Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais — regozija-se calorosamente pela recente condecoração, pelo Senhor Presidente da República, de Fernando Carpinteiro Albino como Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, na classe do Mérito Agrícola, reconhecimento que muito honra o setor cerealífero nacional.

Esta distinção é reflexo do empenho, dedicação e visão que Fernando Carpinteiro Albino tem demonstrado ao longo de décadas em prol da agricultura portuguesa e do património rural, elevando o nome dos cereais nacionais e defendendo incansavelmente os interesses dos produtores.
A ANPOC endereça ainda os mais sinceros parabéns ao Dr. Fernando Carpinteiro Albino e à sua família, que certamente se enche de orgulho por tão justa homenagem. O setor cerealífero congratula-se por contar com um líder que é exemplo de integridade, trabalho e paixão pela terra, cuja ação tem deixado marcas profundas e positivas na nossa comunidade agrícola.

Recorde-se que Fernando Carpinteiro Albino teve um papel determinante na devolução de milhares de hectares nacionalizados aos respetivos donos após a reforma agrária. Exerceu as funções de Vice-Presidente da direção da CAP entre 1984 e 1997 e representou igualmente esta organização em Bruxelas, como perito na Comissão Consultiva dos Cereais da DG Agri, entre 1984 e 1998. Assumiu ainda a presidência da Direção da ANPOC entre 1997 e 2008 e foi igualmente fundador e Presidente do Clube Português dos Cereais de Qualidade, liderando-o de 1986 até 2024. Destacou-se também como um dos sócios fundadores da Carnalentejana, criada em 1992.
Fonte: ANPOC












































