A FENAREG e o novo preço da água para Alqueva

A FENAREG e o novo preço da água para Alqueva

Foi divulgada pelo Senhor Ministro da Agricultura a redução dos preços da água de Alqueva, decisão política que resulta do esforço conjunto com os Ministérios das Finanças e do Ambiente.

A FENAREG congratula-se com a redução dos preços aos regantes diretos de Alqueva, valores agora equiparados aos praticados noutros perímetros de rega do País. Os novos preços contribuem assim para a viabilidade do regadio de Alqueva, proporcionando melhores condições de competitividade para os regantes do EFMA – Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, reivindicação já antiga da Federação.

Para além destes fornecimentos de água aos agricultores diretos do EFMA, o sistema de Alqueva, projetado para fazer face aos ciclos de seca do Alentejo, tem também a possibilidade de abastecer os perímetros de rega confinantes, que já existiam antes de Alqueva. Com o terceiro ano consecutivo de seca, as albufeiras destes perímetros registam valores críticos de armazenamento e o recurso a Alqueva para recarregar as barragens torna-se vital, estando em risco 30.000 ha de regadio, para além das questões ambientais e de qualidade da água dessas albufeiras. O preço anunciado para esta situação ficou aquém das expectativas, mas estamos convencidos que haverá abertura para viabilizar este recurso, num contexto agravado por situações excecionais e para encontrar soluções que permitam reduzir esses custos.

Não conhecendo ainda o texto final do Despacho, aguardamos a sua divulgação pelo Ministério de Agricultura.

FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal, é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objetivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Atualmente conta com 28 associados que representam mais de 22 mil agricultores regantes e cerca de 134.750 hectares, quer dizer, mais de 76% do regadio coletivo público e cerca de 20% do regadio nacional. Mais informações:

FENAREG Tel.: +351 962 055 519 / 243 610 355 secretariado@fenareg.pt www.fenareg.pt

Comente este artigo
Anterior EP environment committee in plea against GMO cultivation approvals
Próximo Ukrainian agribusiness investors await long promised land reforms

Artigos relacionados

Comunicados

InovCluster divulga sector agroalimentar português em Moçambique

A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, deu início à execução do seu mais recentemente projeto aprovado “AgriExport 4.0”, marcando presença entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro na 54ª Edição da FACIM – Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique em Ricatla, […]

Nacional

Poda de inverno e condução da vinha. Formação na CVRVV

[Fonte: Voz do Campo]

A Academia do Vinho Verde vai realizar cursos de formação sobre Poda de Inverno e Condução da Vinha nas seguintes datas: dia 15 de janeiro (Famalicão), dia  23 de janeiro  (Marco de Canaveses) e  29 de janeiro  (Amarante).
De acordo com a CVRVV, […]

Nacional

Região de Coimbra investe 900 mil euros na prevenção de incêndios florestais

FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

Mais de 250 hectares de rede primária de faixas de gestão de combustível vão ser abertos em cinco concelhos do distrito de Coimbra, no âmbito de um projeto da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra (RC).
A candidatura foi submetida à medida “Instalação de Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios em Terrenos Não Privados”, […]