As 43 freguesias rurais da Guarda apresentam-se na cidade no fim de semana para a nona edição da Feira Farta, que vai mostrar o que de melhor se produz no concelho.
Organizado pelo município, o certame decorre no sábado e no domingo no largo do mercado municipal, onde perto de 500 produtores locais vão divulgar e comercializar mais de 1.000 produtos agrícolas, fumeiros, queijos, doçaria, pão, licores e artesanato.
“Fomentar a valorização das nossas freguesias, dos seus recursos e produtos” continua a ser o principal objetivo da organização, disse a Câmara.
Sérgio Costa, presidente da autarquia, explicou à agência Lusa que a Feira Farta “não é apenas um mercado, é uma celebração da identidade, onde os visitantes podem aproximar-se das raízes, conhecer as histórias por detrás dos produtos e sentir a essência da vida no concelho”.
Durante os dois dias haverá também gastronomia, que está a cargo de várias coletividades dos bairros da cidade e da ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, que propõem especialidades da região, com destaque para a carne de vaca jarmelista.
Também as freguesias vão proporcionar degustações dos seus produtos típicos.
Além dos produtos da terra e da gastronomia, a Feira Farta é ainda montra de artes tradicionais, como o cobertor de papa de Maçainhas, da cestaria de Gonçalo e de Famalicão da Serra, com artesãos a trabalhar ao vivo, e da cutelaria do Verdugal.
Já a animação musical do evento estará entregue aos grupos e coletividades do concelho, mas também aos cabeças de cartaz Mickael Carreira (sábado, 21:00) e Toy (domingo, 18:00).
No fim de semana haverá ainda um “Espaço Criança”, que proporcionará ações lúdico/pedagógicas para o público mais jovem da feira.
“A Feira Farta tem como principal objetivo divulgar, fomentar e valorizar os recursos e produtos da região da Guarda, que mais não são que dignos representantes do território, da história, dos saberes e da cultura guardenses”, referiu a Câmara.
Com entrada gratuita, a nona edição da Feira Farta tem inauguração marcada para as 10:00 de sábado, dia em que encerra portas às 00:00. No domingo, o recinto abre pelas 11:00 e fecha às 20:00.