FCTUC: 12º Seminário sobre Águas Subterrâneas – 7 e 8 março – Coimbra

FCTUC: 12º Seminário sobre Águas Subterrâneas – 7 e 8 março – Coimbra

[Fonte: FCTUC]

Especialistas analisam em Coimbra “As águas subterrâneas e os desafios societais e ambientais à escala local, regional e global”

Nos próximos dias 7 e 8 de março, o Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acolhe o 12º Seminário sobre Águas Subterrâneas, subordinado ao tema “As águas subterrâneas e os desafios societais e ambientais à escala local, regional e global”.

A iniciativa, que vai decorrer no Anfiteatro C, 1º piso do edifício central da FCTUC (polo II da UC), é organizada em conjunto pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e pelo Departamento de Ciências da Terra da FCTUC.

O objetivo, de acordo com os responsáveis da comissão organizadora do seminário, «é evidenciar a importância e a diversidade das relações entre os Recursos hídricos, a Sociedade e o Ambiente nas diversas escalas geográficas. De facto, para além de constituírem um importante componente ambiental que viabiliza o equilíbrio dos ecossistemas, as águas subterrâneas são igualmente recursos naturais de incontornável importância para as atividades humanas.»

Aprofundar o conhecimento sobre as águas subterrâneas «é decisivo, quer para a sustentabilidade ambiental, quer para a resolução dos desafios sociais e ambientais nas próximas décadas, particularmente num cenário de importantes alterações climáticas», acentuam.

A dimensão e a complexidade das questões atuais de natureza hidrogeológica «aumentam com a escala de observação e com a profundidade de análise. Assim, como um único poço ou furo podem suprir as necessidades de água de uma casa, aldeia ou exploração agrícola, um aquífero pode sustentar uma cidade, uma região, ou um país e contribuir decisivamente para a estabilização do caudal de base de um rio. Por consequência, a má gestão e a sobre-exploração das águas subterrâneas podem afetar profundamente as atividades humanas e os equilíbrios ambientais em pequenas parcelas do território, assim como em vastíssimas regiões», exemplifica a organização.

Além das comunicações e palestras científicas, o seminário inclui visitas técnicas a uma captação de águas subterrâneas para distribuição pública – ETA da Boavista (Coimbra) – e a uma captação de águas subterrâneas para engarrafamento/termalismo – Captações e Termas do Luso.

FCTUC: Primeiro estudo global sobre a diversidade de fungos de água doce

FCTUC: Equipa da FCTUC desenvolve géis para remoção de hidrocarbonetos de petróleo

Comente este artigo
Anterior 4ª edição da COLMEL - Feira de Apicultura - 24 Março - Leiria
Próximo Presidente angolano garante que dívidas a empresas portuguesas são para pagar

Artigos relacionados

Eventos

Cova da beira 2020 apresenta sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego – 22 de Maio 2017 – Fundão

O instrumento de apoio ao desenvolvimento local COVA DA BEIRA 2020, gerido pela RU.DE – Associação de Desenvolvimento Rural, irá promover, conjuntamente com a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, uma sessão de apresentação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), no próximo dia 22 de maio, […]

Eventos

CNA promove seminário “PAC – Impactos da Reforma de 2013 e Perspectivas Futuras” a 13 de Junho 2017 – Santarém

No próximo dia 13 de Junho, a CNA promove um seminário dedicado ao tema “Política Agrícola Comum – Impactos da Reforma de 2013 e Perspectivas Futuras”, no espaço da Feira Nacional da Agricultura, em Santarém.
A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 12h30, no anfiteatro Estúdio do Centro Nacional de Exposições (CNEMA) de Santarém e reunirá vários intervenientes que abordarão diversas perspectivas relacionadas com a Reforma da PAC. […]

Eventos

Fórum de Leite – Produto Nacional de Excelência – 3 de Abril 2018 – Lisboa

Considerado por muitos como o superalimento, o leite é, de fato, uma importante fonte de nutrientes indispensáveis numa dieta alimentar saudável.
Conscientes desta realidade e da importância da desmistificação de alguns mitos associados ao seu consumo, a CONFAGRI e a FENALAC decidiram organizar um Fórum exclusivamente dedicado ao Leite ­“Leite – Produto Nacional de Excelência” com o objetivo de divulgar e promover a imagem do leite e dos produtos lácteos nacionais. […]