A Falua, filial portuguesa do Grupo Roullier para a actividade vitivinícola, acaba de ser eleita “Empresa do Ano 2023” na 27ª edição dos prémios “Melhores do Ano” da Revista de Vinhos. Com operação vitivinícola em três Regiões Demarcadas – Tejo, Vinhos Verdes e Douro -, a Falua detém cerca de 300 hectares de vinha que dão origem a várias marcas presentes em mais de 20 mercados de exportação.
A Falua iniciou a operação na Região do Tejo em 1994, onde recentemente somou 80 hectares encostados a emblemática Vinha do Convento, na sub-região da Charneca. Uma área continua de 125 hectares, integrada num total de 200 hectares na região, com um plano de investimento que contempla a plantação de raiz de mais de 60 hectares de vinha, para além da reconversão de 17 hectares já existentes.
Na Região dos Vinhos Verdes, 31 hectares dividem-se entre Soutelo, Concelho de Vila Verde – onde foram instalados 11 hectares em 2022 exclusivamente dedicados às castas Loureiro e Padeiro – e a secular Quinta do Hospital, em Monção, com 20 hectares de vinha exclusiva da casta Alvarinho na sub-Região de Monção e Melgaço.
O ano de 2023 marcou a entrada na Região do Douro com a compra de dois projetos de excelência, com identidades muito próprias, integradas na área classificada como “Património Mundial da Humanidade” pela Unesco: a Quinta de S. José, em Ervedosa do Douro, no concelho de São João da Pesqueira, na sub-região do Cima Corgo, com uma área total de 20 hectares, dos quais 15 são dedicados à vinha, e um portfólio de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente. Seguiu-se a Quinta do Mourão, em Cambres – Lamego, que detém uma história secular que está intimamente ligada à história do vinho do Porto, sendo já representada em 1843 no “Map of the Douro” de Joseph James Forrester, Barão de Forrester. Tem 77 hectares, dos quais 50 hectares são de vinha, totalizando cerca de 100 hectares no Alto Douro Vinhateiro e reforçando o posicionamento no sector do vinho em Portugal.
“É com muito orgulho e uma enorme responsabilidade que recebemos a distinção de Empresa do Ano pela Revista de Vinhos. É um reconhecimento muito importante no percurso da Falua e de todas as pessoas que diariamente se dedicam a este projecto com muito profissionalismo e dedicação. Fazemos parte do Grupo Roullier, que é uma referência mundial em vários sectores, pelo que temos intrínseco o compromisso de crescer de forma sustentada, com projectos que celebram a qualidade e a diferenciação”, destaca Antonina Barbosa, Directora-Geral da Falua.
Para Rui Rosa, Administrador da Falua, “num momento em que o Grupo manifestamente assume a sua aposta em Portugal, com a expansão da área de vinha e a entrada em novas regiões, ser “Empresa do Ano” é um forte sinal de incentivo ao crescimento da Falua e ao posicionamento de excelência que procuramos em cada projecto. Com a certeza de que atingimos os objectivos para 2023, estamos a trabalhar num ano de 2024 que continue a surpreender o sector e o mercado”, refere.
Fonte: Falua