Falta de procura leva a crise na criação do porco alentejano

Falta de procura leva a crise na criação do porco alentejano

Devido à crise provocada pela COVID-19, a procura pelo porco alentejano diminuiu e teve uma quebra no preço em cerca de 35%, segundo a SIC.

A Associação de Criadores de Porco Alentejano venderia 20 mil porcos por cerca de 10 ME, porém, até ao momento, conseguiram vender 65% da produção, mas a um preço mais baixo.

Paulo Tenreiro, criador de porco alentejano, afirma à SIC que os porcos “são produtos preferencialmente consumidos em momentos de convívio como casamentos, festas, férias, no Natal e, portanto, isto provocou uma fortíssima redução de procura”. O criador adianta que se prevê “uma redução de preço muito significativa, na ordem dos 35%, e isso irá minar a capacidade de sobrevivência deste sistema tão sensível”.

Também Francico Alves, criador, afirma: “estamos a correr o risco de chegar ao fim de dois anos de trabalho e não conseguir vender”.

O Ministério da Agricultura lançou recentemente um apoio que inclui o setor mas, segundo os produtores, não é suficiente.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Campanário.

Comente este artigo
Anterior Estudo quer apurar por que razão uns pinheiros resistem ao nemátodo e outros não
Próximo Live-stream: Webinar de Comemoração do Dia Mundial do Solo

Artigos relacionados

Nacional

BASF anuncia o registo de uma nova substância activa insecticida

A BASF iniciou o processo de registo global de uma nova substância activa de insecticida. A empresa já deu início aos processos regulatórios para o insecticida Axalion na Austrália e na Coreia, marcando um importante passo no seu […]

Dossiers

Mais de 18 mil toneladas de produtos alimentares doados pelo setor da Distribuição Alimentar

Em 2020 foram direcionadas para doação cerca de 18.534 toneladas de produtos alimentares provenientes das cadeias alimentares que integram a Associação Portuguesa de […]

Últimas

Espaço Visual tem webinário gratuito. Mercado para produtos minimamente processados: frutas e hortícolas

A Espaço Visual – Consultores de Engenharia Agronómica está a organizar um webinário gratuito dedicado ao “Mercado para produtos minimamente processados: frutas e hortícolas”. […]