A atividade exportadora do Lidl Portugal, direta e indireta, representou um contributo total de 1.450 milhões de euros para a economia portuguesa na última década.
Segundo um estudo da consultora independente Forvis Mazars, as exportações apoiadas pelo Lidl registaram um crescimento expressivo, passando de 1 milhão de euros em 2014 para 163 milhões em 2024, traduzindo um crescimento médio anual de 62%.
Ao longo da última década, o valor total dos produtos nacionais exportados atingiu 773 milhões de euros, avançou a insígnia.
Em 2024, as exportações apoiadas pelo Lidl corresponderam a 1,9% do total das exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia (UE), um “crescimento significativo” face aos 0,2% registados em 2016.
A análise concluiu ainda que cada 1 € em exportações apoiadas pelo Lidl gerou 1,88 € na economia portuguesa.
“Estes momentos servem como reflexão. Olhar para trás, ver o que fizemos, avaliar o que foi feito e olhar para o futuro e para os objetivos que ainda queremos alcançar, sabendo conscientemente que contribuímos para o crescimento do país”, afirmou Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, numa conferência de imprensa, que decorreu na manhã de 10 de setembro, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.
E continua: “hoje, o setor do retalho é muito diferente do que era em 1995, é um setor mais profissionalizado, resiliente, somos um porto seguro para os clientes e cada passo só é possível de concretizar com os nossos parceiros, colaboradores e clientes”.
O Administrador de Compras do Lidl Portugal sublinhou ainda que a marca tem “um compromisso muito forte para hoje e para o futuro de sermos a primeira escolha”.
O responsável referiu ainda que a marca quer “continuar a levar os produtos portugueses além-fronteiras”, pois “é sempre um orgulho vermos o melhor que fazemos em Portugal nas nossas lojas em mercados externos”.
Os resultados da atividade exportadora devem-se, enfatiza o Lidl, ao apoio a cerca de 100 fornecedores nacionais, que exportaram para mais de 15 países e colocaram os seus produtos em todas as lojas Lidl da Europa, incluindo Alemanha, Espanha, França, Reino Unido, Itália e Polónia.
Em 2024, a Alemanha destacou-se como principal destino, absorvendo 53% das exportações, seguida de Espanha (17%), França (15%) e Reino Unido (5%).
De acordo com a retalhista, uma das suas principais contribuições para a economia portuguesa tem sido a valorização de produtos de pequenos e médios produtores, o que permitiu criar mais de 700 postos de trabalho no país na última década e sustentar o crescimento das exportações. Em 2024, o valor acumulado atingiu 212 milhões de euros, correspondente a 870 camiões de mercadorias exportadas.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.