Evento de referência para produtores agrícolas e profissionais do setor vitivinícola
De 19 a 21 de setembro, Oeiras volta a ser o epicentro dos vinhos doces e fortificados com mais uma edição do Festival Nobre Gosto, que se afirma como uma plataforma estratégica para produtores agrícolas nacionais e internacionais. A presença da conceituada revista Decanter reforça a projeção internacional do evento, criando uma oportunidade única de visibilidade global para os vinhos portugueses
Para os produtores agrícolas, esta é uma ocasião privilegiada de valorização do trabalho realizado no território, através da participação em provas livres, masterclasses técnicas e momentos exclusivos de networking, especialmente no dia 19 de setembro, dedicado apenas a profissionais. Mais do que um festival, o Nobre Gosto é uma plataforma de negócios e de projeção internacional para os vinhos de sobremesa portugueses e para toda a cadeia de valor agrícola que lhes está associada.
“O que temos é, de facto, muito bom e muito representativo do melhor que se faz no mundo, que a revista Grandes Escolhas traz para Portugal. O Festival Nobre Gosto assumiu já uma dimensão internacional. Sentimos que a nível internacional já há um interesse por parte dos produtores internacionais em vir a Portugal comparar os seus produtos com os nossos melhores. Estamos a servir de referência e a colocar Oeiras e Portugal no mapa”, sublinha João Geirinhas, Diretor de Negócio da revista Grandes Escolhas.
Um programa pensado para produtores e profissionais
O primeiro dia do Festival (19 de setembro) é reservado exclusivamente a profissionais — compradores, sommeliers, restaurantes, agentes de turismo e jornalistas — oferecendo momentos de networking, masterclasses técnicas e apresentações de rotas enoturísticas. Para os produtores, este será o espaço ideal para criar novas ligações, fortalecer relações comerciais e reforçar a presença nos mercados nacionais e internacionais.
Nos dias 20 e 21, o evento abre ao público em geral, com provas livres (mediante aquisição de copo por 15€), masterclasses temáticas (40€) e showcookings que exploram a harmonização entre vinhos e gastronomia de excelência.
Masterclasses e showcookings de excelência
O programa conta com provas e apresentações conduzidas por especialistas de renome, reforçando o valor dos vinhos portugueses e a ligação à gastronomia. Alguns dos nomes que podemos encontrar são a Adega de Favaios, com a masterclass “Variações sobre Moscatel”, a Justino’s, com “Madeira em movimento – Da inovação à intemporalidade”, ou ainda o consagrado crítico internacional Axel Probst, que apresenta o projeto solidário “O-Port-Unidade”, com prova de vinhos Vintage e Colheita.
Na vertente gastronómica, produtores agrícolas e vitivinícolas ganham ainda maior protagonismo através das harmonizações e showcookings conduzidos por nomes como o Chef André Cruz (Altis Belém, 1* Michelin), a mestre queijeira Aida Augusto, a Chef Ana Patrícia Correia (Pastelaria Marupiu), bem como os chefs Tiago Emanuel Santos (Voraz) e Vítor Adão (Plano).
Uma montra privilegiada para o setor agrícola
Para os produtores agrícolas, o Nobre Gosto 2025 representa uma montra única de valorização dos seus produtos e do território. Cada vinho e cada ingrediente trabalhado em showcooking será uma oportunidade para afirmar a riqueza e diversidade agrícola portuguesa perante um público nacional e internacional altamente qualificado.
A presença confirmada da revista Decanter, uma das mais influentes publicações de vinhos a nível mundial, tal como a participação de Axel Probst, alemão, um dos mais conhecidos jornalistas internacionais especialista em vinho do Porto, confere ao evento uma dimensão internacional sem precedentes, permitindo que os produtores participantes conquistem maior notoriedade junto de mercados globais.
Com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, da Entidade Regional do Turismo de Lisboa, do IVV, da ViniPortugal e da AEVP, o Nobre Gosto posiciona-se como um evento estratégico para projetar a excelência agrícola e vitivinícola nacional além-fronteiras.