O maior certame nacional da Pecuária Extensiva espera milhares de visitantes de 3 a 8 de setembro em Montemor-o-Novo
A EXPOMOR é organizada pela APORMOR- Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, de 3 a 8 de setembro, no Parque de Leilões, desta cidade alentejana, no âmbito da Feira da Luz, organizada pelo Município de Montemor-o-Novo.
A EXPOMOR 2025 é um evento de visita obrigatória para todos os interessados em Pecuária Extensiva e Mundo Rural. Inclui uma exposição permanente e concursos que mobilizam centenas de animais das principais raças de bovinos, ovinos, suínos e equinos; além de leilões de bovinos para aquisição de genética de elevada qualidade.
“Contamos com um recinto melhorado e mais atrativo para todos quantos nos queiram visitar. O nosso objetivo é dar a conhecer a realidade da Pecuária Extensiva e o seu contributo para a nossa alimentação, para a preservação do território e para o combate aos incêndios e à desertificação do Interior”, afirma Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR.
A raça do ano na EXPOMOR 2025 é a Bovina Alentejana, cuja associação de criadores – a ACBRA – organizará um concurso da raça e um Colóquio, no dia 5 de setembro.
A Política Agrícola será tema do Colóquio organizado pela APORMOR, em parceria com a CAP- Confederação dos Agricultores de Portugal, no dia 6 de setembro, às 10h00, no Auditório APORMOR. Ex-governantes, dirigentes associativos e outros especialistas vão analisar o passado da política agrícola portuguesa e perspetivar o futuro da Política Agrícola Comum (PAC), numa conjuntura em que urge defender a PAC da ameaça da nacionalização e evitar a todo o custo o corte no orçamento plurianual 2027-2035, proposto pela Comissão Europeia.
O projeto NOTS – Nitro Organic To Soils, cuja coordenação é do ISA-Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa, apresentará as conclusões do projeto no dia 5 de setembro, às 10h00, no âmbito das AgroTalks – Fertiprado, no Auditório APORMOR. O NOTS pretende contribuir positivamente para o setor agrícola, através da promoção da cultura de leguminosas para a melhoria da qualidade do solo e uma melhor gestão de nutrientes, em particular na produção com menor pegada de azoto. Por isso, o projeto procura transformar os sistemas agrícolas e alimentares, promovendo práticas agrícolas e escolhas de consumo mais sustentáveis.
A APORMOR associa-se ao NOTS, projeto financiado pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia, divulgando práticas agrícolas que fomentam a sustentabilidade do sistema agro silvo pastoril do Montado e a pecuária extensiva de baixo carbono.
No dia 4 de setembro, às 12h30, o Clube de Produtores APORMOR recebe um showcooking infantil inspirado no livro “Leguminosas à mesa. Um futuro saudável e sustentável”, publicado no âmbito do projeto NOTS. O momento será conduzido pelo Chef Fábio Bernardino, autor do prefácio da obra, que vai partilhar com os mais novos receitas e conselhos sobre alimentação saudável e sustentabilidade. A iniciativa pretende sensibilizar as crianças para a importância da agricultura sustentável, sublinhando o papel essencial das leguminosas na melhoria da qualidade dos solos e na utilização eficiente dos nutrientes, em particular do azoto (nitrogénio), fundamental para o crescimento das plantas.
Programa:
Fonte: APORMOR