O EXPERIENCE(CÔA), primeiro evento 100% dedicado a turismo de natureza em contexto selvagem em Portugal, está de volta para a sua segunda edição, que vai novamente ser realizada em Pinhel, nos dias 3 e 4 de junho.
Um evento que procura trazer para o centro da discussão a situação atual do turismo de natureza em Portugal e procurar conjuntamente entre várias entidades e operadores do setor soluções para o seu crescimento e cimentação como um dos principais eixos turísticos no nosso país, utilizando a abordagem de rewilding (renaturalização) como potenciador deste crescimento turístico de natureza nesta região e noutras zonas do país.
A segunda edição que acontece nos dias 3 e 4 de junho vai trazer dois dias recheados de mesas-redondas entre especialistas, académicos, empreendedores e agências de promoção territorial para debater os principais desafios atuais do setor, refletir sobre as conquistas já alcançadas e pensar em sinergias que o permitam alavancar para o futuro. Ainda não são conhecidos todos os oradores, que a organização vai desvendas nas próximas duas semanas, mas já existem algumas entidades confirmadas para participarem nestas mesas-redondas e apresentações: Rota Vicentina, Geoparque Oeste, Explore Iberia, Rewilding Spain, European Young Rewilders, entre muitas outras. A moderação ficará a cargo de Bárbara Pais.
Já existem também dois keynote speakers confirmados para apresentações individuais: Fernando Teixeira, Diretor de Comunicação e Enterprise da Rewilding Portugal, que vai apresentar os resultados do mais recente estudo de impacto da Rede Côa Selvagem e a sua evolução no último ano; e ainda Manuel Malva, que vai apresentar o projeto de micro-reservas e bolsas de biodiversidade que vem sendo desenvolvido pela associação Milvoz e o potencial turístico que estes espaços podem ter e a importância que o próprio turismo pode ter para apoiar o seu desenvolvimento e proteção.
O trabalho em rede será a principal vertente deste congresso, com a Rede Côa Selvagem, projeto turístico da Rewilding Portugal no Grande Vale do Côa, e os seus resultados mais atuais (referentes a 2024) a servirem então de pano de fundo para uma discussão mais alargada, onde se utilizarão outros exemplos nacionais e internacionais para uma troca de práticas e conhecimento que permita a sua replicação por todo o território. Por este mesmo motivo, uma das mesas redondas, já anunciada, será com quatro dos negócios membros desta rede, para que o próprios contem a sua experiência e resultados desde a adesão a este projeto e os palnos e perspectivas para o que se segue. A Casa Villar Mayor, a Ambieduca, a Planalto Dourado e o Cró Hotel serão os membros em destaque nesta edição, num sistema de rotação que vai permitir testemunhos diferentes em todas as edições do evento.
Um evento que procura ainda atrair turismo de natureza em contexto selvagem para a região do Grande Vale do Côa, fortalecendo a sua identidade como “o lado mais selvagem de Portugal” no cenário atual e fazendo deste um destino de eleição para o turismo de natureza no nosso país, como tem vindo a ser reconhecido nos últimos anos.
O programa completo será anunciado brevemente, sendo que já se sabe que acontecerá das 9 às 18 horas no Auditório da Câmara Municipal de Pinhel, contando ainda com uma visita de campo à área rewilding do Ermo das Águias num dos dias. Em breve o programa será totalmente anunciado, assim como os restantes oradores e parceiros estratégicos.
Os preços de inscrição variam entre os 6 e 40 euros, dependendo da modalidade. É possível assistir apenas a um dos dias do congresso, como aos dois, com ou sem emissão de certificado e pode também incluir os almoços entre sessões e a visita de campo. As inscrições podem ser feitas aqui: https://www.eventbrite.com/e/ii-experiencecoa-tickets-1341856883059.
Este evento conta com financiamento do programa Portugal Events, promovido pela Turismo de Portugal, com especial foco na promoção de eventos capazes de gerar renovada procura turística em regiões de baixa densidade como neste caso.