O desafio começa com uma ‘corrida’ em que os participantes têm que empilhar vários fardos de palha, com um trator, o mais rapidamente possível. Nunca viu um fardo de palha e não sabe conduzir um trator? Não tem problema, é que o desafio de que falamos é inteiramente virtual e vai dar um prémio de 250 mil euros ao grande vencedor. Não acredita? Explicamos-lhe tudo!
A competição de que falamos é do popular jogo virtual ‘Farming Simulator’ da Giants Software, um desafio em que os jogadores competem uns com os outros no ciberespaço para serem os melhores agricultores.
A popularidade do jogo levou a empresa a lançar um torneio, com dez competições, em que os jogadores europeus se podem confrontar uns contra os outros em vários desafios ‘agrícolas’. Christian Ammann, CEO da Giants Software, sublinha que “a agricultura ‘competitiva’ é algo de que as pessoas têm desfrutado há já vários anos, mas que ainda não tinha sido feito num esport [jogo virtual com múltiplos jogadores e espetadores]. Temos muitos entusiastas dos esports na nossa empresa que mal podem esperar por mostrar ao mundo que a agricultura pode ser divertida e competitiva ao mesmo tempo”.
Recorde-se que o FarmVille, da Zynga, foi um jogo altamente popular durante vários anos na rede social Facebook, com dados de 2013 a indicarem que cerca de 8 milhões de pessoas cuidavam da sua ‘quinta virtual’ todos os dias.
Atualmente, a popularidade destes jogos gera milhões para as empresas de gaming. De acordo com um estudo publicado em 2018 pela Newzoo, cerca de 77 milhões de pessoas em toda a Europa participam de forma regular neste tipo de jogos. Em 2016, essas pessoas geraram para as empresas de jogos uma receita de cerca de 346 milhões de euros. A Suécia é atualmente o maior mercado europeu neste tipo de jogos, seguida da Rússia, de França e do Reino Unido, estimando-se que este seja um mercado dominado por homens, que representam cerca de 84% da audiência total.