A Etiópia lançou hoje uma campanha nacional para plantar 700 milhões de árvores num só dia, como parte de uma iniciativa que visa plantar 50 mil milhões de árvores até 2026, um projeto do primeiro-ministro, Abiy Ahmed.
O ministro de Estado para os Serviços de Comunicação do Governo Etíope, Tesfahun Gobezay, disse à imprensa esta manhã que cerca de 355 milhões de mudas já haviam sido plantadas por 14,9 milhões de etíopes.
Não foi possível verificar os números do Governo. A Etiópia tem uma população de mais de 120 milhões de pessoas.
“Começámos o plantio deste ano no início da manhã”, disse Abiy nas redes sociais. “A nossa meta para o 7.º ano de plantio é de 700 milhões de mudas. Vamos conseguir juntos”, acrescentou.
As autoridades dizem que cerca de 40 mil milhões de mudas de árvores foram plantadas desde 2019. A meta para 2025 é de 7,5 mil milhões.
Ao amanhecer, muitos foram vistos a plantar árvores na capital. Apesar da grande adesão do público, há críticos da iniciativa.
Um ecólogo florestal da Universidade de Jimma, Kitessa Hundera, descreveu a iniciativa de reflorestamento como “nobre”, no entanto destacou que é realizado por não especialistas que não conseguiam definir os objetivos de conservação em relação à seleção de locais e outras questões técnicas.
Hundera expressou preocupação com a mistura de espécies exóticas com as indígenas e a aparente falha em relatar a taxa de sobrevivência das mudas plantadas ao longo dos anos. Também duvidou que fosse possível plantar 700 milhões de mudas num só dia.
“Plantar 700 milhões de mudas num dia necessitaria da participação de cerca de 35 milhões de pessoas, cada uma a plantar 20 mudas, o que é praticamente impossível,” disse Hundera.