A Universidade de Córdoba, em Espanha, está a introduzir Lavandim nos olivais como cultura complementar para ajudar a combater a erosão, apoiar a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável. De acordo com o Olive Oil Times, a experiência piloto faz parte do projeto europeu Diverfarming e decorre há cerca de dois anos.
O projeto pretende, assim, promover a diversificação de culturas e a utilização de práticas agrícolas que permitam melhorar a fertilidade do solo, prevenir a erosão, aumentar a biodiversidade e, ao mesmo tempo, promover a permanência de jovens em áreas rurais.
De acordo com os responsáveis pela iniciativa, a erosão, causada pelo escoamento da água sobre as terras agrícolas sujeitas ao cultivo tradicional, é um problema nos olivais. Contudo, a plantação de arbustos aromáticos como o Lavandim pode ajudar a atrair espécies animais para o olival, contribuindo para a sua biodiversidade e fertilidade, e ao mesmo permite gerar rendimentos complementares nos anos em que a colheita for mais fraca.