Genia Bioenergy vai criar 50 postos de trabalhos diretos e já conta com a parceria de 180 suinicultores locais para fornecer matéria-prima ao projeto com capacidade para abastecer mais de um terço das necessidades energéticas do concelho de Leiria.
Uma empresa espanhola prepara-se para investir 30 milhões de euros em Leiria numa central de produção de biometano a partir de efluentes pecuários e outros produtos orgânicos.
Com o investimento na unidade que vai ocupar 5 hectares na freguesia de Amor, a Genia Bioenergy vai criar 50 postos de trabalhos diretos.
A central irá “transformar quase toda a produção de chorumes e estrumes de gado e de de galinha do distrito em biometano, água regenerada e corretivos orgânicos para utilização agrícola”, segundo comunicado hoje divulgado pela empresa. O projeto vai contar com a câmara municipal de Leiria e a Ambilis como parceiros e evitará a emissão de cerca de 320.000 toneladas de CO2/ano.
A central vai produzir 107 GWh/ano de biometano que será suficiente para cobrir 35% das necessidades do município de Leiria. “Este […]