No dia 24 de março, o projecto ABC realizou a primeira atividade de campo na propriedade Reynolds Wine Growers em Arronches. O dia começou com uma introdução aos processos de economia circular que têm lugar na herdade, com particular enfoque nos sistemas agroflorestais dos montados, na produção vinícola e olivícola. O gestor da Herdade da Figueira de Cima, Nelson Martins, partilhou a sua experiência e conhecimento, pontuando os principais benefícios que estavam a resultar das suas práticas sustentáveis, como a biodiversidade nos pastos e dos insetos, que por si só auxiliavam-no a controlar as pragas, além de fornecer um solo de muita qualidade. Os participantes tomaram conhecimento destes benefícios, incluindo a ausência de uso de pesticidas e agroquímicos e como um solo saudável torna mais fácil a produção de alimentos naqueles sistemas. Além disso, puderam ver com os próprios olhos a grande diversidade de flores e insetos que se desenvolveram de forma espontânea nos pastos dos olivais e montados, sem a necessidade de serem semeados no local. Este foi um exemplo de que, com investimento, dedicação e esforço, a aplicação da Economia Circular na agricultura é uma realidade.
Em seguida, os estudantes, previamente divididos em 2 grupos, foram levados para os dois principais habitats da quinta: montado e olival. A vinha, outro dos habitats considerados neste projeto, estava em dormência e, por isso, foi deixado para ser visitado noutra altura do ano. Em seguida, os alunos foram introduzidos às técnicas mais comuns utilizadas para a amostragem de insetos, incluindo armadilhas queda (pitfalls) e redes. Foram-lhes também mostrados em campo os sinais das infestações de pragas mais comuns nos montados, como é o caso dos capricórnios e das cobrilhas-da-cortiça, que causam danos principalmente aos sobreiros. Foi possível também perceber a diferença entre os sobre-cobertos (pastagens) do montado e olival e a composição da fauna presente em ambos os habitats visitados. No segundo caso era perceptível a diversidade de abelhas, entre outros insetos, assim como muitos representantes do grupo das vespas parasitóides. Já no montado, os estudantes observaram mais escaravelhos e insetos terrícolas.
O ponto alto do dia foi a atividade de classificação, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos e classificar os insetos que tinham amostrado. Os alunos puderam identificar as diferentes ordens de insetos com base nas partes do corpo, através da utilização de guias de campo e de guias e chaves de identificação. Ao utilizar estas ferramentas e materiais de classificação, os participantes desenvolveram um novo conjunto de competências que poderão utilizar em estudos e pesquisas futuros.
A introdução à economia circular, aos agroecossistemas presentes na herdade e as atividade educativas ajudaram os estudantes a perceber como as práticas sustentáveis podem beneficiar o ambiente e melhorar a qualidade dos produtos, ao evidenciar os seus benefícios ambientais e económicos. Projetos como o ABC oferecem uma oportunidade única aos estudantes para se ligarem à natureza, adquirirem novas competências e desenvolverem uma compreensão mais profunda do ambiente que os rodeia.
Globalmente, a primeira atividade de trabalho de campo foi um sucesso, não só porque proporcionou uma experiência prática valiosa, mas também porque realçou a importância da educação na promoção da sustentabilidade. A equipa do InPP e os estudantes estavam entusiasmados com as atividades, e foi evidente para a equipa do projeto que este tipo de atividades educativas pode ter um impacto significativo na futura geração de cidadãos, tornando-os mais conscientes com o ambiente e com a promoção e conservação da biodiversidade.
O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.