O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve visa apoiar o tecido agrícola transfronteiriço (entre Moura e Vila Real de Santo António, em Portugal; e entre Cortegana e Cartaya, em Espanha) para trabalhar em rede e de forma complementar.
Entre fevereiro e março, realizaram-se 6 encontros no âmbito do projeto:
- Castro Marim, Portugal – ÁGUA E EROSÃO – Quinta da Fornalha
- Cartaya, Espanha – BIOCARBONO DE CITRINOS – PINHAL
- Cortegana, Espanha – REDE AGROALIMENTAR
- Santa Bárbara de Casas, Espanha – QUEIJO DE OVINOS
- Mértola, Portugal – PASTOREIO E DESERTIFICAÇÃO
- Serpa, Portugal – BIOLÓGICO EM REDE
Registou-se a presença de 171 participantes, entre agricultores, empresas, cooperativas, associações e administrações públicas dos dois lados da fronteira. Esta união de esforços, que durará até ao final de 2025, visa transformar esta região, entre Portugal e Espanha, num território ainda mais atrativo: trabalhando conjuntamente em novas oportunidades de negócio; e com uma capacidade reforçada para enfrentar novos desafios e oportunidades que surjam no futuro.
Estes encontros não só foram bastante participados, como se revelaram uma boa oportunidade para debater problemas e desafios comuns do setor agrícola de Portugal e Espanha. Entre as conclusões apresentadas, destaque para:
- Necessidade de discriminação positiva das zonas rurais em termos de impostos, que se traduza numa redução da carga fiscal;
- Importância da regeneração dos solos, bem como da adaptação do montado às alterações climáticas, nomeadamente por via da melhoria do armazenamento da água para o gado, ensombramento e abrigos para o mesmo;
- Aposta na troca de experiências inovadoras para melhoria de processos de gestão e de financiamento;
- Eficiência no uso da água, da rega e da produção;
- Aposta na responsabilidade social das empresas do setor agrícola: a questão da socialização dos lucros;
- Possibilidade de coordenação e salvaguarda da mão-de-obra sazonal entre empresas agrícolas;
- Utilização de novas tecnologias na Agricultura;
- Importância da autonomia
De assinalar que estes encontros também serviram de ponto de encontro para os agentes que se mostraram interessados em participar na Rede de Apoio à Inovação Agrícola, que está a ser criada na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia. Além disso, em cada encontro, os Grupos de Ação Local portugueses e espanhóis apresentaram as estratégias planeadas para o período 2024- 2030, de forma a debater propostas de cooperação.
O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve, coordenado pela Junta da Andaluzia e com outros 9 parceiros do território, decorre até ao final de 2025 e é cofinanciado pela União Europeia, Programa POCTEP.
Fonte: ADPM