Idanha debate boas práticas na produção de amêndoas
Com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas no cultivo de amendoal, o CoLAB Food4Sustainability, laboratório colaborativo na área da sustentabilidade agrícola, e a AlVelAl, associação espanhola de paisagem regenerativa, aliaram-se para criar o projeto “TransFarmers – Transforming Farmers’ communities”.
O primeiro encontro de produtores vai decorrer no dia 27 de fevereiro, pelas 10 horas, na Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
O projeto TransFarmers resulta de uma candidatura ao programa ERASMUS+ com o objetivo de criar uma rede de contactos entre produtores de amêndoa, através da dinamização de visitas entre Portugal e Espanha, nomeadamente, Idanha-a-Nova e Almería – regiões de referência na produção de amêndoa.
Este é um dos mais recentes projetos desenvolvidos pelo CoLAB Food4Sustainability, com sede em Idanha-a-Nova, que no ano passado apresentou 48 candidaturas e está já a implementar seis projetos cofinanciados, com parcerias nacionais e internacionais, representando um total de investimento de 5,5 milhões de Euros.
O CoLAB conta atualmente com uma equipa de 22 investigadores dedicada a tornar a cadeia alimentar mais sustentável.
Um dos projetos estruturantes que o CoLAB viu recentemente aprovados é a criação de um Polo de Inovação Digital, que vai liderar e é composto por 28 membros, com vista a acelerar a transição digital no setor agroalimentar.
Após a entrada na Rede Nacional de Polos de Inovação Digital, em novembro último, o consórcio vai agora apresentar candidatura à Rede Europeia que prevê um orçamento anual até 2 milhões de euros por ano para cada um dos polos que a venham a integrar.