O projeto URSA pretende responder à problemática do reduzido teor de matéria orgânica presente nos solos do EFMA que se traduz numa redução de fertilidade e da sua capacidade em reter água e nutrientes. O aumento de matéria orgânica representa, entre outros benefícios:
- Uma utilização eficiente da água e dos nutrientes;
- Diminuição das escorrências e consequente conservação das massas de água;
- Redução da suscetibilidade à erosão e à desertificação;
- Promoção do sequestro de carbono;
- Favorecimento da comunidade microbiológica do solo, com efeitos positivos na sanidade vegetal e na dinâmica das reações do solo;
- Reintrodução de subprodutos orgânicos associados à agricultura no processo produtivo, evitando a sua queima e assim favorecendo o combate às alterações climáticas.
Este objetivo será alcançado através da incorporação de matéria orgânica no solo de forma sistemática, uma metodologia compatível com a agricultura de regadio, moderna e intensiva.
Tendo como base a enorme quantidade de subprodutos orgânicos produzidos no EFMA, é possível produzir uma forma de matéria orgânica, conhecida como composto, que resulta da mistura e compostagem controlada de diferentes tipos de materiais orgânicos.
Este projeto, liderado pela EDIA em parceria com o ISQ e financiado pelo Fundo Ambiental, encontra-se atualmente em curso com a primeira unidade de compostagem instalada e em funcionamento na Herdade da Abóbada, no concelho de Serpa.
Para controlo do número de inscritos e espaço disponível deverá ser efetuada uma inscrição até ao próximo dia 29 de abril 2019 para o mail pbenvinda@edia.pt com o nome, entidade e contactos (email e telefone).
Localização
A Herdade da Abóbada fica está localizada em Vila Nova de São Bento a cerca de 20km de Serpa (https://goo.gl/maps/2ui9BaZY8iiaNRd79).