EDIA: Apresentação do projeto URSA – 2 de maio – Serpa

EDIA: Apresentação do projeto URSA – 2 de maio – Serpa

O projeto URSA pretende responder à problemática do reduzido teor de matéria orgânica presente nos solos do EFMA que se traduz numa redução de fertilidade e da sua capacidade em reter água e nutrientes. O aumento de matéria orgânica representa, entre outros benefícios:

  • Uma utilização eficiente da água e dos nutrientes;
  • Diminuição das escorrências e consequente conservação das massas de água;
  • Redução da suscetibilidade à erosão e à desertificação;
  • Promoção do sequestro de carbono;
  • Favorecimento da comunidade microbiológica do solo, com efeitos positivos na sanidade vegetal e na dinâmica das reações do solo;
  • Reintrodução de subprodutos orgânicos associados à agricultura no processo produtivo, evitando a sua queima e assim favorecendo o combate às alterações climáticas.

Este objetivo será alcançado através da incorporação de matéria orgânica no solo de forma sistemática, uma metodologia compatível com a agricultura de regadio, moderna e intensiva.

Tendo como base a enorme quantidade de subprodutos orgânicos produzidos no EFMA, é possível produzir uma forma de matéria orgânica, conhecida como composto, que resulta da mistura e compostagem controlada de diferentes tipos de materiais orgânicos.

Este projeto, liderado pela EDIA em parceria com o ISQ e financiado pelo Fundo Ambiental, encontra-se atualmente em curso com a primeira unidade de compostagem instalada e em funcionamento na Herdade da Abóbada, no concelho de Serpa.

A metodologia de funcionamento da URSA

Para controlo do número de inscritos e espaço disponível deverá ser efetuada uma inscrição até ao próximo dia 29 de abril 2019 para o mail pbenvinda@edia.pt com o nome, entidade e contactos (email e telefone).

Localização

A Herdade da Abóbada fica está localizada em Vila Nova de São Bento a cerca de 20km de Serpa (https://goo.gl/maps/2ui9BaZY8iiaNRd79).

→ Consulte aqui o programa ←

Comente este artigo
Anterior Ovibeja: Marcelo diz que chuva dos últimos dias é “boa notícia”, mas “não chega”
Próximo Marcelo Rebelo de Sousa preside à sessão de abertura da 36.ª Ovibeja

Artigos relacionados

Últimas

Palestra: “As conversas são como os mirtilos” – 29 de junho – Sever do Vouga

[Fonte: Voz do Campo]

Na tarde do próximo dia 29 de junho, a Revista Voz do Campo em parceria com a AGIM e o Município de Sever do Vouga, vai realizar uma palestra dedicada à cultura do Mirtilo
Os produtores e agentes da fileira vindos de vários pontos do país, […]

Dossiers

PDR 2020 tem 300 mil euros para apoio ao estudo da agricultura familiar

[Fonte: Agricultura e Mar]
A entidade gestora do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) tem 300 mil euros para apoio à Operação 20.2.4 – Observações da agricultura e dos territórios rurais (4º Anúncio), dedicada à agricultura familiar. As candidaturas podem ser entregues até 14 de Agosto de 2019 às 16h59. […]

Últimas

Syngenta apresenta tecnologia que rentabiliza a produção de milho

A Syngenta participou num dia de campo organizado pela Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim, a 9 de Setembro, onde apresentou os resultados das suas variedades de milho SY Hydro e SY Helium, desenvolvidas com tecnologia ARTESIAN, que se destaca pela elevada produtividade mesmo em situações de défice hídrico. […]