EDIA: Apresentação do projeto URSA – 2 de maio – Serpa

EDIA: Apresentação do projeto URSA – 2 de maio – Serpa

O projeto URSA pretende responder à problemática do reduzido teor de matéria orgânica presente nos solos do EFMA que se traduz numa redução de fertilidade e da sua capacidade em reter água e nutrientes. O aumento de matéria orgânica representa, entre outros benefícios:

  • Uma utilização eficiente da água e dos nutrientes;
  • Diminuição das escorrências e consequente conservação das massas de água;
  • Redução da suscetibilidade à erosão e à desertificação;
  • Promoção do sequestro de carbono;
  • Favorecimento da comunidade microbiológica do solo, com efeitos positivos na sanidade vegetal e na dinâmica das reações do solo;
  • Reintrodução de subprodutos orgânicos associados à agricultura no processo produtivo, evitando a sua queima e assim favorecendo o combate às alterações climáticas.

Este objetivo será alcançado através da incorporação de matéria orgânica no solo de forma sistemática, uma metodologia compatível com a agricultura de regadio, moderna e intensiva.

Tendo como base a enorme quantidade de subprodutos orgânicos produzidos no EFMA, é possível produzir uma forma de matéria orgânica, conhecida como composto, que resulta da mistura e compostagem controlada de diferentes tipos de materiais orgânicos.

Este projeto, liderado pela EDIA em parceria com o ISQ e financiado pelo Fundo Ambiental, encontra-se atualmente em curso com a primeira unidade de compostagem instalada e em funcionamento na Herdade da Abóbada, no concelho de Serpa.

A metodologia de funcionamento da URSA

Para controlo do número de inscritos e espaço disponível deverá ser efetuada uma inscrição até ao próximo dia 29 de abril 2019 para o mail pbenvinda@edia.pt com o nome, entidade e contactos (email e telefone).

Localização

A Herdade da Abóbada fica está localizada em Vila Nova de São Bento a cerca de 20km de Serpa (https://goo.gl/maps/2ui9BaZY8iiaNRd79).

→ Consulte aqui o programa ←

Comente este artigo
Anterior Ovibeja: Marcelo diz que chuva dos últimos dias é “boa notícia”, mas “não chega”
Próximo Academia Milho Amarelo: Farm Works : Prescrição de adubação

Artigos relacionados

Últimas

1.º Balanço de campanha de Citrinos. Alterações climáticas, água e sanidade no topo das preocupações

No final de junho realizou-se o 1.º Balanço da Campanha dos Citrinos, numa iniciativa promovida em parceria pelo Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e a AlgarOrange. […]

Eventos

O Investimento Agrícola na Região de Torre de Moncorvo – 23 de julho

Na II Exposição Empresas, Emprego e Empreendedorismo CONFAGRI promove Colóquio “o Investimento Agrícola na Região de Torre de Moncorvo […]

Sugeridas

Governo quer barragem no rio Ocreza para controlar caudais do Tejo

A seca deixou o rio Tejo com um caudal muito baixo, o que é bem visível em Ortiga

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, […]