EDIA: Apresentação do projeto URSA – 2 de maio – Serpa

EDIA: Apresentação do projeto URSA – 2 de maio – Serpa

O projeto URSA pretende responder à problemática do reduzido teor de matéria orgânica presente nos solos do EFMA que se traduz numa redução de fertilidade e da sua capacidade em reter água e nutrientes. O aumento de matéria orgânica representa, entre outros benefícios:

  • Uma utilização eficiente da água e dos nutrientes;
  • Diminuição das escorrências e consequente conservação das massas de água;
  • Redução da suscetibilidade à erosão e à desertificação;
  • Promoção do sequestro de carbono;
  • Favorecimento da comunidade microbiológica do solo, com efeitos positivos na sanidade vegetal e na dinâmica das reações do solo;
  • Reintrodução de subprodutos orgânicos associados à agricultura no processo produtivo, evitando a sua queima e assim favorecendo o combate às alterações climáticas.

Este objetivo será alcançado através da incorporação de matéria orgânica no solo de forma sistemática, uma metodologia compatível com a agricultura de regadio, moderna e intensiva.

Tendo como base a enorme quantidade de subprodutos orgânicos produzidos no EFMA, é possível produzir uma forma de matéria orgânica, conhecida como composto, que resulta da mistura e compostagem controlada de diferentes tipos de materiais orgânicos.

Este projeto, liderado pela EDIA em parceria com o ISQ e financiado pelo Fundo Ambiental, encontra-se atualmente em curso com a primeira unidade de compostagem instalada e em funcionamento na Herdade da Abóbada, no concelho de Serpa.

A metodologia de funcionamento da URSA

Para controlo do número de inscritos e espaço disponível deverá ser efetuada uma inscrição até ao próximo dia 29 de abril 2019 para o mail [email protected] com o nome, entidade e contactos (email e telefone).

Localização

A Herdade da Abóbada fica está localizada em Vila Nova de São Bento a cerca de 20km de Serpa (https://goo.gl/maps/2ui9BaZY8iiaNRd79).

→ Consulte aqui o programa ←

Comente este artigo
Anterior Ovibeja: Marcelo diz que chuva dos últimos dias é “boa notícia”, mas “não chega”
Próximo Academia Milho Amarelo: Farm Works : Prescrição de adubação

Artigos relacionados

Dossiers

Programas Regionais de Ordenamento Florestal entram em vigor

Já estão em vigor os sete Programas Regionais de Ordenamento Florestal (PROF), instrumentos de gestão territorial que estabelecem um conjunto de normas relativas ao uso, […]

Nacional

Exóticos, nós? – Isabel Martins

A produção de frutas exóticas em Portugal está longe de ser pacífica. O que para uns parece ser uma oportunidade de negócio para muitos é uma aberração. […]

Sugeridas