EDIA apoia e junta-se a movimentos solidários no combate à COVID-19

EDIA apoia e junta-se a movimentos solidários no combate à COVID-19

A pandemia de COVID-19 que assolou o mundo, e por consequência o nosso País e a região onde a EDIA exerce a sua atividade, o Alentejo, veio trazer ao de cima o melhor que cada ser humano tem na ajuda ao combate a este vírus.

A EDIA não podia ficar alheia a esta nova realidade, decidindo por isso integrar um conjunto de iniciativas que visam minimizar os efeitos desta pandemia.

Foi nesse sentido que a Empresa integrou o grupo doador liderado pelo Núcleo Empresarial da Região de Beja, NERBE/AEBAL; a Associação de Agricultores do Sul, ACOS e a Cooperativa Agrícola de Beja, para constituição de um fundo solidário a entregar diretamente ao Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, para realização de obras urgentes neste cenário de Pandemia.

Noutra vertente, a do apoio a lares, Bombeiros, CERCI Beja e Centro de Paralisia Cerebral de Beja, também a EDIA integrou o grupo solidário juntando-se à causa “SER HUMANO” lançada pela Cáritas Diocesana de Beja e pela Malhadinha Nova.

No apoio ao grupo de voluntários, “Em nome da solidariedade”, que juntou, entre outras pessoas, costureiras que estão a produzir Equipamentos de Proteção Individual para o pessoal do Hospital de Beja, a EDIA entregou cerca de 340 m2 de TNT, Tecido Não Tecido.

Entretanto foi constituída uma plataforma eletrónica, a OPTA – Organização Pontual no Tempo Atual, que tem como objetivo constituir um “Espaço Solidário e de Partilha”, que permita auxiliar e apoiar algumas franjas da sociedade fortemente afetadas pela pandemia Covid-19, nomeadamente o setor do comércio, turismo e cultura, micro empresas, empresários agrícolas, bem como pessoas que se encontrem em regime de layoff.

Esta plataforma tem como parceiros a ADRAL; Associação Comercial do Distrito de Beja; Associação ESTAR; Banco Alimentar; EDIA; EAPN Núcleo de Beja; GeekCase Sistemas Informáticos e o NERBE.

A estes parceiros associaram-se, entretanto, a AABA – Associação de Agricultores do Baixo Alentejo; o TREVO – Floresta, Agricultura e Ambiente, Lda; a Inogás e a Companhia de Teatro Bejense Arte Pública.

Voluntários da OPTA procederam esta semana à recolha de 420kg de nectarinas doados pelo TREVO, para ao Banco Alimentar contra a fome- BEJA.

Para mais informações ou adesão à OPTA contacte: [email protected]

Com estas parcerias, a EDIA tenta cobrir todas as áreas da nossa sociedade no combate a esta pandemia, juntando-se à luta que cada português, cada um à sua maneira, está a fazer.

ESTAMOS ON

Comente este artigo
Anterior O setor agrícola e a sociedade: o que muda na ressaca da pandemia?
Próximo Mulheres dinamizam projeto de alojamento com quinta agrícola em Manteigas

Artigos relacionados

Comunicados

Avisos Agrícolas 15/01/2020: Vinha, Kiwi, Pequenos frutos, Citrinos, Maçã, Nespereira, Prunóideas, Castanheiro, Nogueira, Batateira, Tomate e Cebola

O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura que tem por finalidade emitir avisos agrícolas. […]

Sugeridas

Este ano “não haverá com certeza problemas de abastecimento público, e de regadio serão apenas pontuais”, garante à RC dir. reg. de Agricultura

Foram identificadas cerca de 10 barragens na região Alentejo que apresentam baixos níveis de armazenamento, que poderão pôr em causa as campanhas de rega. […]

Eventos

INCREDIBLE promove fórum sobre Produtos Florestais Não Lenhosos – 16 de 17 de março

No âmbito do projeto INCREDIBLE irá decorrer online, a 16 e 17 de março, o “Policy Forum sobre Produtos Florestais Não Lenhosos”, evento onde serão discutidas as ações necessárias […]