Tiago Alves de Sousa, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), responsável pela Adega Experimental e enólogo da Alves de Sousa e da Menin, venceu o prémio Jovem Enólogo do Ano nos W Awards 2025.
Depois de quatro nomeações consecutivas, o docente da UTAD viu finalmente reconhecido o trabalho desenvolvido tanto na academia como na empresa da família, Alves de Sousa, e na Menin Wine Company. “Não trabalho a pensar neste tipo de distinção, mas é especial sempre que acontece. É uma valorização do nosso trabalho que muito me honra”, refere Tiago Alves de Sousa.
Os Prémios W são uma distinção anual criada por Aníbal José Coutinho, crítico de vinhos e enólogo, que visa reconhecer o que de melhor se produz na fileira do vinho em Portugal ao longo de cada ano. Integram múltiplas categorias ligadas a vinhos, produtores, distribuição, restauração, comunicação e experiência vínica. “Com mais de três centenas de nomeados e dezenas de vencedores, os Prémios W valorizam os melhores exemplos para o nosso caminho futuro”, escreve Aníbal Coutinho a propósito do anúncio dos premiados.
Licenciado em Engenharia Agrícola e doutorado em Ciências Agronómicas – Viticultura e Enologia, pela UTAD, Tiago Alves de Sousa é docente e responsável pela adega-laboratório do Centro de Transferência de Tecnologia em Enologia, contando ainda com várias publicações na área da viticultura em revistas internacionais e atas de encontros científicos.
Fora da academia, exerce atualmente funções como enólogo, diretor de produção e administrador da Alves de Sousa, sendo também enólogo consultor da Menin Wine Company. Ao longo do seu percurso tem sido distinguido com vários prémios, entre os quais o Top 100 Master Winemakers of the World (The Drinks Business), o prémio Enólogo Revelação da revista Paixão pelo Vinho, o Prémio Enologia – Douro + Sustentável (IVDP) e o Prémio Enólogo Nacional da Ordem de Santa Maria de Ossónoba. Foi ainda nomeado para Enólogo do Ano (revista Wine – A Essência do Vinho), Enólogo Geração XXI (Paixão pelo Vinho) e Jovem Enólogo (Prémios W).
A distinção agora atribuída reforça o papel da UTAD na formação avançada em viticultura e enologia, sublinhando a ligação entre investigação académica, transferência de conhecimento e prática profissional.
O artigo foi publicado originalmente em UTAD.

















































