Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    PCP alerta para “situação dramática” na produção de cereais, PS diz que Governo está a agir

    Produção de castanha transmontana recupera nesta campanha

    GPP

    GPP: Relatório de monitorização da seca – 31 agosto 2023

    Bolota portuguesa do Armazém da Bolota, marca própria da Landratech, sediada em Barcelos, ganha prémio Auchan Food Innovation

    ACOS

    ACOS assinalou 40 anos e prepara grande comemoração dos 40 anos da Ovibeja

    Continente evitou 29,7 milhões de euros de desperdício

    Copa Cogeca

    Copa-Cogeca and the European Space Agency launch partnership to secure the future of sustainable and digital agriculture

    Ministério do Ambiente e Ação Climática

    Zona de Proteção Especial do Douro Internacional e Vale do Águeda ampliada para mais do dobro

    Preço do arroz pode subir em breve. Custos de produção subiram mais de 20%

  • Opinião
    Manuel Cardoso

    Seguros vitícolas, o risco e as vindimas

    João Vacas

    Mais diálogo e menos polarização: cheira a eleições

    João Dinis

    ÁGUA esse bem mais do que precioso que é preciso assegurar!

    Francisco Avillez

    Será que se justifica o elevado grau de prioridade atribuído à agricultura Biológica no contexto do PEPAC?

    António Covas

    Biopolítica e geoeconomia da 2ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Como a moderna agricultura nos proporcionou a atual prosperidade

    luis caixinhas

    Os diamantes são eternos, as marcas registadas podem não ser

    A Produção Leiteira Nacional vista como um juguete de mão para mão

    A qualidade e a inovação como critérios na seleção de vinhos

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Práticas Culturais
    • Seguros

    Últimas

    Cotações – Cereais – 18 a 24 de setembro de 2023

    28/09/2023

    Preço do arroz pode subir em breve. Custos de produção subiram mais de 20%

    28/09/2023

    Cotações – Azeite e Azeitona – 18 a 24 de setembro de 2023

    28/09/2023

    Pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas ultrapassam 65 ME em setembro

    28/09/2023

    Pagamentos aos setores Agroflorestal e das Pescas em setembro

    28/09/2023

    Cabaz de bens essenciais sobe pela terceira semana seguida e toca máximos de três meses

    28/09/2023
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    PCP alerta para “situação dramática” na produção de cereais, PS diz que Governo está a agir

    Produção de castanha transmontana recupera nesta campanha

    GPP

    GPP: Relatório de monitorização da seca – 31 agosto 2023

    Bolota portuguesa do Armazém da Bolota, marca própria da Landratech, sediada em Barcelos, ganha prémio Auchan Food Innovation

    ACOS

    ACOS assinalou 40 anos e prepara grande comemoração dos 40 anos da Ovibeja

    Continente evitou 29,7 milhões de euros de desperdício

    Copa Cogeca

    Copa-Cogeca and the European Space Agency launch partnership to secure the future of sustainable and digital agriculture

    Ministério do Ambiente e Ação Climática

    Zona de Proteção Especial do Douro Internacional e Vale do Águeda ampliada para mais do dobro

    Preço do arroz pode subir em breve. Custos de produção subiram mais de 20%

  • Opinião
    Manuel Cardoso

    Seguros vitícolas, o risco e as vindimas

    João Vacas

    Mais diálogo e menos polarização: cheira a eleições

    João Dinis

    ÁGUA esse bem mais do que precioso que é preciso assegurar!

    Francisco Avillez

    Será que se justifica o elevado grau de prioridade atribuído à agricultura Biológica no contexto do PEPAC?

    António Covas

    Biopolítica e geoeconomia da 2ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Como a moderna agricultura nos proporcionou a atual prosperidade

    luis caixinhas

    Os diamantes são eternos, as marcas registadas podem não ser

    A Produção Leiteira Nacional vista como um juguete de mão para mão

    A qualidade e a inovação como critérios na seleção de vinhos

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Práticas Culturais
    • Seguros

    Últimas

    Cotações – Cereais – 18 a 24 de setembro de 2023

    28/09/2023

    Preço do arroz pode subir em breve. Custos de produção subiram mais de 20%

    28/09/2023

    Cotações – Azeite e Azeitona – 18 a 24 de setembro de 2023

    28/09/2023

    Pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas ultrapassam 65 ME em setembro

    28/09/2023

    Pagamentos aos setores Agroflorestal e das Pescas em setembro

    28/09/2023

    Cabaz de bens essenciais sobe pela terceira semana seguida e toca máximos de três meses

    28/09/2023
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Distribuição alimentar. No futuro será mais digital e personalizada

por Dinheiro Vivo
16-05-2017 | 08:16
em Nacional, Sugeridas, Notícias cadeia alimentar, Cadeia Alimentar
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
0
VISITAS
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

[Fonte: Dinheiro vivo]

Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, antecipa algumas das tendências que vão marcar o sector de retalho alimentar nos próximos 5 anos

 Como serão as cadeias de distribuição alimentar daqui a 5 anos? Que tendências vão marcar o sector?

Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, associação que reúne as marcas de fabricante, antecipa algumas das evoluções que poderão (ou já estão) a atravessar o sector para a Edição Especial 300 do Dinheiro Vivo.

“Nunca é fácil utilizar dotes de adivinhação, menos ainda em mercados sofisticados e muito dinâmicos como o do retalho alimentar.

Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca

Pensar como poderão evoluir os nossos supermercados, hipermercados e outras formas de retalho alimentar, significa também fazer uma análise detalhada da evolução do consumo e do próprio consumidor.

Ainda assim e tentando deixar algumas pistas de evolução do retalho alimentar para os próximos cinco anos…

Out-of-Home: cada vez mais o retalho alimentar mais ‘convencional’ é local privilegiado de compra para o consumo fora de casa.

  • Espaços específicos dentro das lojas – ou espaços externos complementares – agrupando (fora do contexto corredor dedicado) o equivalente a uma loja de conveniência adaptada ao consumo fora-de-casa, com caixas-de-saída próprias.

Healthy + Organic: há, actualmente, um conjunto de consumidores que dá uma atenção crescente à sua alimentação, optando pelo que podemos designar como saudável e orgânico (ou biológico), o que está a motivar investimentos por parte dos retalhistas.

  • Criação de redes de lojas próprias com este conceito, isoladas ou em complementaridade com a rede convencional de retalho; criação de espaços in-store dedicados a este tipo de produtos.

Foco Sénior: o envelhecimento da nossa população é um facto, mas também uma oportunidade; a população sénior adquire progressivamente capacidade de aquisição, importância no volume total das compras e poder de prescrição.

  • Criação de equipas de personal shoppers para acompanhar consumidores de idade mais avançada; cartões de fidelidade específicos; promoções direccionadas; happy hours.

Mobile Stores: utilizar a tecnologia mobile, disseminada por uma larguíssima fatia dos shoppers como guia, prescritor e bússola do consumidor.

  • Utilização do smartphone como personal shopper e como GPS para orientação e definição dos percursos de compra mais eficientes; utilização da realidade aumentada e da codificação (EAN, QRCode) para melhorar a informação ao consumidor.

Experimentation Spots: o consumidor português é fortemente atraído por novos produtos e disponível para a sua experimentação, mas nem sempre o espaço loja, dada a sua profusão de referências e massificação é propício ao reconhecimento (e experimentação) da inovação.

  • Criação de corners próprios, estilizados e bem identificados, que permitam o contacto do shooper com a inovação-produto, propiciando a respectiva experimentação.

Online vs Offline: a omnicanalidade é cada vez mais uma realidade e o consumidor move-se indistintamente entre os canais físico e digital; é de esperar, para além disso, uma importância crescente das vendas online no volume de negócios dos retalhistas e o surgimento de operadores puramente digitais a actuar exclusivamente ou dedicando forte atenção à área do retalho alimentar.

  • Integração crescente de catálogos, de preços e de promoções entre os canais digital e físico; desenvolvimento de esquemas de fidelização online; integração dos dois canais com estratégias de click + collect.

Fidelização: os esquemas de fidelização exclusivamente relacionados com a obtenção de descontos ou outras vantagens financeiras estão basicamente esgotados; o consumidor pretende obter vantagens agregadas e cruzadas, com menor carga burocrática associada.

  • Desenvolvimento de uma nova geração de esquemas de fidelização, desmaterializados, e agregadores de vantagens em diferentes produtos e serviços.

Digitalização dos Lineares: há uma ampla gama de produtos cuja concretização de compra – porque as respectivas características são sobejamente conhecidas dos consumidores – não carece de contacto directo com os mesmos.

  • Criação de lineares digitalizados que remetam os produtos pretendidos para as caixas de saída ou para espaços específicos de recolha; criação de lineares digitais de oportunidades ajudando a preservar a qualidade dos produtos.

Store in Store: há diferentes marcas que pretendem combater a degradação causada pela massificação através de desenvolvimento de espaços próprios; por seu lado, o consumidor reconhece que a possibilidade de realizar o máximo de compras num único espaço é algo que promove a eficiência do acto de compra.

  • Dinamização de stores-in-store de marcas de prestígio; criação de ambiências distintas dentro do espaço de loja; fortalecimento da reputação de lojas específicas do retalho.

Meios de Pagamento: actualmente as caixas de pagamento constituem-se como funis e são um elemento dissuasor do acto de compra.

  • Generalização da possibilidade de utilização de maios de pagamento Contactless; utilização de soluções tipo MB Way; generalização dos carrinhos de compra com sistema de pagamento incluído; multiplicação de pontos de self-checkout.
Publicação Anterior

Importância do melhoramento de plantas em Portugal – 18 de Maio 2017 – Lisboa

Próxima Publicação

Conversa Capital com Eduardo Oliveira e Sousa

Artigos Relacionados

Nacional

PCP alerta para “situação dramática” na produção de cereais, PS diz que Governo está a agir

28/09/2023
Nacional

Produção de castanha transmontana recupera nesta campanha

28/09/2023
Últimas

Continente evitou 29,7 milhões de euros de desperdício

28/09/2023
Próxima Publicação

Conversa Capital com Eduardo Oliveira e Sousa

Opinião

Manuel Cardoso
Últimas

Seguros vitícolas, o risco e as vindimas

por Manuel Cardoso
24/09/2023

Ler mais
João Vacas
Últimas

Mais diálogo e menos polarização: cheira a eleições

por João Vacas
20/09/2023

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

GPP

GPP: Relatório de monitorização da seca – 31 agosto 2023

28/09/2023

Bolota portuguesa do Armazém da Bolota, marca própria da Landratech, sediada em Barcelos, ganha prémio Auchan Food Innovation

28/09/2023

Eventos

Live: Press conference SITEVI

28/09/2023

Workshop “Alimentação Sustentável” – 16 de outubro – Caldas da Rainha

28/09/2023

Meteo

Mais Metereologia Powered by Syngenta

Image already added

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Anuncie connosco
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Práticas Culturais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.