O Dia Nacional da Água foi instituído pela Presidência do Conselho de Ministros em 1983 com o objetivo de assinalar o início de um novo ano hidrológico, assim como promover uma maior ligação da comunidade técnica nacional, na área dos recursos hídricos, às autarquias locais, associações económicas e profissionais e população em geral.
A água é um recurso vital cuja utilização deve ser realizada de forma sustentável e eficiente nos mais diversos contextos – social, familiar, económico, industrial, económico.
Em Portugal, o ano hidrológico começa em outubro por ser a época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e quando começa o período chuvoso do ano.
Considerando a crescente preocupação com o impacto das alterações climáticas na qualidade de vida humana e na biodiversidade, a celebração desta data assume uma maior relevância. Neste âmbito, salienta-se o contributo do GPP na prevenção, monitorização e acompanhamento dos efeitos da seca, disponibilizando informação para avaliação das disponibilidades hídricas em Portugal Continental.
O artigo foi publicado originalmente em GPP.