O Dia Mundial das Abelhas, celebrado pela FAO anualmente, é uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre a importância da adoção de boas práticas de produção agrícola com o objetivo de proteger as abelhas e outros polinizadores, que contribuem para a resiliência, sustentabilidade e eficiência dos sistemas agroalimentares.
Em 2023, sob o tema «A abelha faz parte do conjunto dos polinizadores que atuam na produção agrícola», é feito um apelo para promover ações para uma produção agrícola mais amiga dos polinizadores, destacando a importância de proteger as abelhas e outros polinizadores, particularmente através da implementação de boas práticas de produção agrícola.
A produção intensiva de monoculturas e o uso indevido de pesticidas representam sérias ameaças aos insetos polinizadores, reduzindo o seu acesso a alimentos e a locais de nidificação, expondo-os a produtos químicos nocivos e enfraquecendo o seu sistema imunitário, provocando doenças e a morte destes insetos, contribuindo igualmente para a perda de biodiversidade.
Em Portugal, o Programa Nacional para apoio ao setor da Apicultura tem como objetivos estratégicos principais a modernização do sector apícola e, através da partilha de conhecimento, promover o reforço da orientação para explorações agrícolas mais competitivas e para a melhoria das respostas da agricultura às exigências da sociedade no domínio da alimentação, da saúde e da salvaguarda dos ecossistemas.
Sabia que?
A grande maioria das espécies de polinizadores são selvagens, incluindo mais de 20.000 espécies de abelhas.
Os polinizadores contribuem para cerca de 35% da produção agrícola total do mundo, polinizando 87 das 115 principais culturas alimentares em todo o mundo.
Cerca de 75% das culturas mundiais que produzem frutas e sementes para uso humano dependem, pelo menos em parte, de polinizadores.
Em muitas áreas, abelhas, polinizadores e muitos outros insetos estão diminuindo em quantidade e diversidade.
A segurança alimentar, a alimentação e a saúde do meio ambiente dependem das abelhas e dos polinizadores.
Todos podem fazer a diferença apoiando, promovendo e melhorando o papel das abelhas e de outros polinizadores
Saiba mais:
- Doenças das Abelhas
- Programa Sanitário Apícola, programa anual, visa o estabelecimento das medidas de sanidade veterinária para defesa do território nacional das doenças das abelhas, bem como dos requisitos a que devem obedecer as zonas controladas.
- Plano Integrado de Controlo Oficial de Apiários (PICOA), integra várias matérias da competência da DGAV, designadamente a saúde das abelhas, a utilização/ detenção ou posse de medicamentos veterinários e a segurança do mel e, planifica as ações a realizar pelos serviços da DGAV uniformizando os procedimentos de controlo oficial nos apiários.
- Controlos de estabelecimentos produtores de mel
Anualmente são efetuados controlos oficiais para verificação do cumprimento de toda a legislação em vigor e, sempre que necessário, aplicadas as sanções respetivas. Em 2021, de um total de 89 estabelecimentos produtores de mel registados foram controlados 44 (42,7%).
Fonte: DGAV