Dia da Produção Nacional: Produtores portugueses escoam produtos no valor de 3 mil e 300 milhões de euros

Dia da Produção Nacional: Produtores portugueses escoam produtos no valor de 3 mil e 300 milhões de euros

Na semana em que se assinala o Dia da Produção Nacional, celebrado a 26 de abril, o Clube de Produtores Continente revela que, nos seus 20 anos de atividade, contribuiu para o escoamento de produtos no valor de 3 mil e 300 milhões de euros, produzidos pelos seus parceiros portugueses.

Recorde-se que o Clube de Produtores Continente surgiu em 1998 para fazer a ligação entre a produção nacional e o Continente, dando suporte técnico a centenas de produtores, com quem foram celebrados contratos-programa para estabilizar e antecipar a oferta, mas, também, para lhes oferecer garantias e segurança.

Dessa forma, o Clube de Produtores Continente permitiu às lojas oferecerem frutas e legumes de qualidade, uma oferta que foi posteriormente enriquecida com o apoio de produtores de carne, queijos e enchidos, pão e pastelaria tradicional, vinhos, azeite e doçaria, e que hoje em dia totalizam 200 entidades, empregando mais de 11.000 pessoas e representando uma área produtiva superior a 200.000 hectares (o equivalente a aproximadamente 200.000 campos de futebol).

No decorrer da sua atividade, o Clube de Produtores desenvolveu um sistema de certificação próprio, baseado em normas e referenciais europeus, que robusteceu o processo produtivo dos seus parceiros e lhes deu capacidade para se assumirem como exportadores. Outros há que, pela sua dimensão, só conseguem abastecer algumas lojas locais, o que permite ao Continente disponibilizar aos clientes produtos tradicionais e até edições limitadas.

Recentemente, o Clube lançou também um programa de formação, a Academia do Clube de Produtores Continente, na qual os produtores são convidados a frequentar sessões de capacitação e partilha de conhecimento sobre várias áreas da cadeia de abastecimento. O programa é assegurado por quadros da Sonae e um conjunto de investigadores, que formam um Conselho Científico, para partilhar conhecimento técnico e as melhores práticas internacionais.

Para além do apoio técnico permanente, o Clube de Produtores Continente garante aos seus parceiros o escoamento de uma parte das produções e representatividade junto de entidades oficiais. Todos aqueles que desejem candidatar-se ao Clube têm apenas de se inscrever através do portal, acessível em http://clubedeprodutores.continente.pt/ .

 

Declarações:

Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, declara-se “orgulhosa por assinalar os 20 anos de atividade de uma iniciativa que contribuiu para profissionalizar a relação entre a produção e a distribuição moderna e que ajudou igualmente a desenvolver a atividade agrícola e pecuária portuguesa, dando marca à natureza e transformando pequenas empresas familiares em grandes exportadoras. Hoje em dia, somos uma família de mais de 11.000 pessoas, empenhadas em fazer chegar os melhores frescos e produtos nacionais à mesa dos portugueses, assegurando outros 20 anos de atividade tão ou mais proveitosos do que os últimos.”

Comente este artigo
Anterior Roteiro Ovibeja com "Todo o Alentejo deste Mundo" - Abre portas ao público já esta sexta-feira
Próximo Consulai-Mesa redonda - Nova geração na agricultura - 27 de Abril 2018 - Beja

Artigos relacionados

Comunicados

Commission welcomes agreement on new rules for organic production

Today, the negotiators of the Council and the European Parliament reached an agreement to update the rules for organic production, thereby accommodating the needs of a growing sector.
Following the decisive meeting, Commissioner for Agriculture Phil Hogan said: “We welcome the successful conclusion to today’s trilogue and the agreement reached on the Organics Regulation and believes that the new legislative framework will match the dynamism and expectations of this fast-growing sector, […]

Cotações PT

Animais Apresentados leilão 26/2017

151 animais apresentados para o leilão 26/2017

Comunicados

Publications – Presentations : Direct Payments – Committee on Agriculture and Rural Development

Publications | Home | AGRI | Committees | European Parliament

Main navigation

Direct Payments
14-02-2017

Draft Commission Delegated Reg. amending delegated Reg. 639/2014 on rules for direct payments to farmers (inc. greening) – 2017.02.14

Draft Commission Delegated Reg. amending delegated Reg. […]