A DGAV participou hoje nas comemorações do Dia Mundial do Animal realizadas no Jardim Vasco da Gama, em Belém, no qual foi apresentada a disponibilização do acesso ao Documento de Identificação do Animal de Companhia (DIAC) de forma digital, através da aplicação gov.pt, eliminando a necessidade da apresentação de um documento físico em papel e promovendo a portabilidade, a eficiência e a segurança da informação.
A aplicação gov.pt desenvolvida pela Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE) em articulação com a DGAV – Direção Geral de Agricultura e Veterinária tutelada pelo Ministério da Agricultura e Mar, consolida num único canal funcionalidades anteriormente distribuídas por várias plataformas digitais, como o ID.gov e a Autenticação.gov.
A aplicação gov.pt está disponível para download em dispositivos móveis, permitindo a consulta e apresentação do DIAC em formato digital ou PDF, bem como a geração de um cartão por leitura de QR Code com os dados essenciais para situações de fiscalização ou acesso a serviços veterinários.
Durante o evento, em que participaram Paula Garcia, Subdiretora Geral e Maria do Rosario Cidadão, Divisão de Identificação e Registo Animal da DGAV, o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, destacou a importância deste avanço:
“A disponibilização do DIAC na aplicação gov.pt representa um marco na modernização administrativa e na digitalização dos serviços públicos. Este passo reforça o compromisso do Governo com o bem-estar animal e a responsabilização dos detentores, promovendo a rastreabilidade e a saúde dos animais de companhia”.
O DIAC digital permite aos titulares de animais de companhia o acesso seguro e imediato aos principais dados de identificação e registo dos seus animais de companhia, como o número de microchip, informações sobre vacinação antirrábica e dados do detentor responsável.
Foi ainda apresentado um vídeo de sensibilização para a nova funcionalidade da app gov.pt que permite o acesso ao DIAC digital e que contou com a participação de Manuel Luís Goucha, incentivando os cidadãos a utilizar esta solução inovadora e prática, disponível para titulares de animais de companhia registados no SIAC.
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.