DGAV divulga zonas de intervenção prioritária contra a flavescência dourada da videira

DGAV divulga zonas de intervenção prioritária contra a flavescência dourada da videira

[Fonte: Vida Rural]

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) já publicou a lista de zonas prioritárias para intervenção onde a flavescência dourada está presente. A DGAV divulgou também a respetiva classificação de risco de disseminação da doença da flavescência dourada da videira.

A flavescência dourada é uma das doenças das que mais prejuízos causa na videira e é provocada pelo fitoplasma Grapevine flavescence dorée MLO, que perturba o funcionamento das plantas, causando grandes perdas de produção e a morte das videiras, explica a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro).

A DRAP Centro diz, ainda, que o vetor da doença, o inseto Scaphoideus titanus Ball (ST), foi identificado em 2000, no Norte de Portugal. Hoje, e desde 2008, estende-se ao Centro de Portugal. Já o fitoplasma causal da doença foi oficialmente detetado em Portugal, em 2006, na Região do Entre Douro e Minho.

Consulte aqui a lista das zonas prioritárias para intervenção.

Comente este artigo

O artigo DGAV divulga zonas de intervenção prioritária contra a flavescência dourada da videira foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Congresso “Empreendedorismo Agrícola em Zonas de Baixa Densidade”
Próximo Idanha-a-Nova vai ser a sede do novo Laboratório Colaborativo (CoLAB)

Artigos relacionados

Últimas

A Hidro Ibérica aposta forte no Amendoal

O desenvolvimento de novos sistemas de cultivo e a nova geração de agricultores trouxe uma lufada de ar fresco às culturas mais antigas, pelo recurso às mais modernas tecnologias ou pela introdução de novas variedades, diversificando e modernizando a oferta de produtos nacional.

A preocupação com a saúde introduziu novos hábitos alimentares baseados, […]

Nacional

Debate quinzenal dedicado hoje à estratégia e gestão integrada de fogos rurais

[Fonte: O Jornal Económico]

O primeiro-ministro, António Costa durante a intervenção na cerimónia de apresentação do Sistema de Mobilidade do Mondego e de lançamento da empreitada do primeiro troço do MetroBus do Mondego, entre Alto de S. João e Serpins, na Câmara Municipal de Miranda do Corvo, […]

Últimas

Pergunta MAFDR sobre invasão de abelhas espanholas

Na sequência de uma reportagem de dia 5 de fevereiro, do jornal Público, que dá conta do desagrado e preocupação dos apicultores portugueses para com a “invasão” do território nacional por abelhas, da subespécie Apis mellífera ibérica, oriundas de colmeias de produtores espanhóis, os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, […]