A Direção-Geral de Agricultura (DG AGRI) da Comissão Europeia divulgou o relatório “Perspectivas a curto prazo para os mercados agrícolas da UE em 2025”. A publicação baseia-se em informações de mercado disponíveis até meados de junho de 2025. No relatório é evidenciado o crescimento de produção nos setores dos cereais, azeite, laticínios e carne de aves, destacando a resiliência dos mercados agrícolas da União Europeia, apesar do impacto causado por conflitos geopolíticos, alterações climáticas e oscilação das políticas tarifárias com os EUA e a China.
As perspetivas apresentadas no relatório tem em conta as perspetivas macroeconómicas mais recentes, as informações mais recentes disponíveis sobre disponibilidade e preços de produtos (por exemplo, ração, energia, fertilizantes), evolução dos preços ao consumidor (inflação dos alimentos), comércio e produção, etc.
No relatório é destacado um alto grau de volatilidade e incerteza associadas à evolução climática futura, bem como a eventos geopolíticos e comerciais perturbadores que impactam os mercados da UE e globais.
Descarregue o relatório aqui (disponível em Inglês).
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.