A DECO PROteste congratula as autoridades públicas pela recente adoção do sistema Nutri-Score em Portugal. Este sistema permitirá aos consumidores portugueses identificar o valor nutricional de um produto, dentro da mesma categoria alimentar, de forma simples e intuitiva, apoiando escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
Desde 2004, a DECO PROteste tem alertado as autoridades públicas para a necessidade de regular as embalagens alimentares, de modo a que pudessem incorporar um rótulo nutricional compreensível para o consumidor, tendo para o efeito desenvolvido diversas iniciativas vocacionadas para a sensibilização do decisor público, das empresas e dos consumidores, entre as quais:
- O lançamento da ação ‘Nutri-Score no rótulo’, que contou com 2500 assinaturas à carta aberta que foi entregue no Parlamento;
- A realização da Conferência ‘Rótulos dos Alimentos. Escolhas informadas’, em parceria com a Auchan, a Danone e a Nestlé, e que contou com a presença do Prof. Serge Hercberg, de representantes do INSA, DGAV, ON e DGS/PNPAS e do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor;
- No prolongamento da referida Conferência, foi lançado o ‘Movimento Nutri-Score’, ao qual se associaram mais parceiros, tais como a Jerónimo Martins e o Aldi;
- Realização de um estudo junto dos consumidores sobre rotulagem nutricional na frente das embalagens alimentares, que concluiu que os portugueses preferiam um esquema associado a cores, que incluísse uma apreciação final ou uma recomendação sobre a qualidade nutricional global dos produtos.
Por o diploma ter sido publicado no último dia do exercício de funções do anterior Executivo, e de modo a garantir a implementação mais eficaz do sistema ao nível nacional, a DECO PROTeste sublinha a sua disponibilidade para colaborar com as autoridades competentes e a importância de consultar os diferentes produtores e retalhistas abrangidos pela medida dentro do prazo legal de 120 dias a contar a partir de 4 de abril.
O Nutri-Score – sistema de rotulagem desenvolvido pela autoridade de Saúde francesa, que avalia o valor energético e nutricional de um produto – já é utilizado em diversas regiões europeias, entre as quais França, Bélgica, Países Baixos, Espanha, Alemanha, Luxemburgo e Suíça. Com a sua adoção em Portugal, é dado mais um passo decisivo no sentido de garantir um maior acesso à informação de produtos alimentares pelo consumidor.
Fonte: DECO PROteste