|
|
|
|
– 14-11-2012 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
De cada 100 euros que o consumidor gasta em alimentos apenas 8 ? chegam ao agricultor
Foi apresentado ontem em Franca o relatério de 2012 do Observatério da forma��o dos pre�os e das margens dos produtos alimentares. A edição deste ano inclui pela primeira vez informação detalhada sobre os custos suportados pela distribui��o. As principais cadeias francesas de distribui��o: Carrefour, Casino, Leclerc, Auchan, Intermarch�, Syst�me U, Cora, aceitaram fornecer ao Observatério dados sobre os custos dos produtos, gastos de pessoal, manuten��o de instala��es, promo��o, etc. As margens l�quidas que obt�m os supermercados e hipermercados são muito vari�veis segundo os sectores. Assim, por exemplo, t�m perdas na sec��o das carnes, enquanto que as de charcutaria e aves são das mais rent�veis. O relatério reflecte a situa��o delicada que atravessa o sector pecu�rio com os elevados custos das ra��es. Segundo os dados do Observatério, de 100 � de vendas, o sector das carnes gera uma margem l�quida negativa de -1,9 �. Pelo contrário, as margens l�quidas médias são positivas nas frutas e produtos hort�colas (+0,6�), produtos l�cteos (+1,9�), aves (+5,1 �) e charcutaria (+5,9�). O relatério apresenta pela primeira vez a decomposi��o do gasto em alimentos que o consumidor tem, pela cadeia de abastecimento alimentar. Desta forma, de cada 100 euros que o consumidor franc�s gasta em alimentos, s� 8 euros chegam ao agricultor e 11 � � ind�stria. Pelo contrário, o com�rcio revertem 21 �. Na ocasi�o da apresentação de este relatério, o ministro de agricultura franc�s St�phane Le Foll anunciou a celebra��o de uma mesa redonda sobre as relaciones comerciais entre produtores, transformadores e distribuidores para o próximo dia 21 de Novembro. Fonte: Agrodigital
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |