Cultura de canábis é tema de debate no IX Encontro Ibérico de Regadio e Sustentabilidade

Cultura de canábis é tema de debate no IX Encontro Ibérico de Regadio e Sustentabilidade

[Fonte: Gazeta Rural]

Realiza-se, no dia 7 de junho, pelas 9h30, o IX Encontro Ibérico de Regadio e Sustentabilidade, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural. À semelhança dos anos anteriores, este encontro, integrado no programa da Feira do Campo Alentejano, irá abordar assuntos ligados ao sector agrícola, mais propriamente ao regadio e sustentabilidade.

A edição deste ano será subordinada ao tema “Canábis: uma nova cultura a germinar no Alentejo”.

Como tem vindo a ser noticiado ultimamente, a empresa RPK Biopharma prevê plantar 72 hectares de canábis em Aljustrel para fins medicinais. Um investimento pioneiro neste concelho, na ordem dos 40 milhões de euros, que pode vir a criar 150 postos de trabalho, e que surge em continuidade com a estratégia de diversificação da base económica, e mais especificamente agrícola, seguida pela autarquia nestes últimos anos. Os impactos desta nova cultura serão tema de debate nos painéis: “O uso clínico dos derivados da cannabis – da controvérsia à aceitação”; “Uma nova cultura – características e cultivo” e “RPK Biopharma – o investimento no concelho de Aljustrel”.

Depois da sessão de abertura efetuada pelos presidentes da Câmara Municipal de Aljustrel e da Associação de Beneficiários do Roxo, serão iniciados os painéis, moderados por jornalistas da área, que contarão com a participação de representantes de diversas áreas ligadas ao setor, nomeadamente da saúde e da agricultura.

Programa

Sexta-feira, dia 7 de Junho 2019

09h30 – Receção aos participantes

10h00 – Sessão de Abertura

10h30 – Canábis, uma nova cultura a germinar no Alentejo

– O uso clínico dos derivados da cannabis – da controvérsia à aceitação

– Uma nova cultura – características e cultivo

– RPK Biopharma – o investimento no concelho de Aljustrel

Comente este artigo

O artigo Cultura de canábis é tema de debate no IX Encontro Ibérico de Regadio e Sustentabilidade foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Apresentação da marca Cereais do Alentejo
Próximo Feira do Ambiente “Anadia + Verde” sensibiliza para a necessidade de alterar comportamentos

Artigos relacionados

Notícias mercados

Deputados querem conceito de “pagamento justo” à produção de leite através do PT 2030

[Fonte: Açoriano Oriental]
Os deputados do Grupo de Trabalho do Setor Leiteiro defendem que, no contexto do Portugal 2030, é necessário desenvolver um conceito de “pagamento justo” à produção, indexando-o aos sistemas de financiamento à indústria e à distribuição.

Esta é uma das oito medidas inseridas na proposta de intervenção presente no relatório do Grupo de Trabalho do Setor Leiteiro, […]

Nacional

Governo aprovou mais 11 projetos de reabilitação de regadios tradicionais

[Fonte: Gazeta Rural]

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aprovou mais 11 projetos de reabilitação de regadios tradicionais nos distritos de Aveiro, Bragança e Porto. Ao todo, serão beneficiados cerca de 700 hectares, com um investimento público de 1,5 milhões de euros. […]

Últimas

Opinião – Os fenómenos naturais e as suas perversões


Aires Antunes Diniz

Nasci no Norte de Moçambique onde o “Dr. António de Figueiredo Gomes e Sousa, Botânico da Colónia de Moçambique, assistente extraordinário do Instituto Botânico da Universidade de Coimbra, antigo chefe das Missões Botânicas de Angola e Guiné”1 investigou as muitas plantas que fazem parte do meu universo de criança. […]