Realiza-se, no dia 7 de junho, pelas 9h30, o IX Encontro Ibérico de Regadio e Sustentabilidade, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural. À semelhança dos anos anteriores, este encontro, integrado no programa da Feira do Campo Alentejano, irá abordar assuntos ligados ao sector agrícola, mais propriamente ao regadio e sustentabilidade.
A edição deste ano será subordinada ao tema “Canábis: uma nova cultura a germinar no Alentejo”.
Como tem vindo a ser noticiado ultimamente, a empresa RPK Biopharma prevê plantar 72 hectares de canábis em Aljustrel para fins medicinais. Um investimento pioneiro neste concelho, na ordem dos 40 milhões de euros, que pode vir a criar 150 postos de trabalho, e que surge em continuidade com a estratégia de diversificação da base económica, e mais especificamente agrícola, seguida pela autarquia nestes últimos anos. Os impactos desta nova cultura serão tema de debate nos painéis: “O uso clínico dos derivados da cannabis – da controvérsia à aceitação”; “Uma nova cultura – características e cultivo” e “RPK Biopharma – o investimento no concelho de Aljustrel”.
Depois da sessão de abertura efetuada pelos presidentes da Câmara Municipal de Aljustrel e da Associação de Beneficiários do Roxo, serão iniciados os painéis, moderados por jornalistas da área, que contarão com a participação de representantes de diversas áreas ligadas ao setor, nomeadamente da saúde e da agricultura.
Programa
Sexta-feira, dia 7 de Junho 2019
09h30 – Receção aos participantes
10h00 – Sessão de Abertura
10h30 – Canábis, uma nova cultura a germinar no Alentejo
– O uso clínico dos derivados da cannabis – da controvérsia à aceitação
– Uma nova cultura – características e cultivo
– RPK Biopharma – o investimento no concelho de Aljustrel