Uma das novas tecnologias que promete transformar a agricultura com a sua alta precisão, facilidade de utilização e baixo custo é o CRISPR-Cas. Saiba como esta ferramenta de edição de genomas pode responder às necessidades cada vez mais prementes da humanidade.
Os impactos do crescimento da população mundial são transversais e tudo indica que no futuro vão ser mais graves. A procura por alimentos, rações animais, biocombustíveis e biomateriais está a aumentar cada vez mais, tornando incontornável a necessidade de desenvolver e produzir variedades agrícolas mais produtivas, mais resistentes a pragas e doenças e mais adaptadas a condições adversas provocadas pelas alterações climáticas.
Uma das novas tecnologias que promete transformar a agricultura com a sua alta precisão, facilidade de utilização e baixo custo, dando resposta a estas necessidades cada vez mais prementes, é o sistema CRISPR-Cas, uma ferramenta que permite editar o genoma.
Na revisão do artigo Advanced domestication: harnessing the precision of gene editing in crop breeding, publicada no jornal de biotecnologia vegetal Wiley Online Library, os autores destacam o uso de edição genética baseada em CRISPR-Cas para fixar as variantes alélicas desejáveis, gerar novos alelos e quebrar ligações genéticas prejudiciais, entre outras capacidades.
De referir que o melhoramento de plantas, apesar de ter beneficiado com o desenvolvimento de tecnologias modernas, continua limitado por fatores como a falta de diversidade genética e de uma maneira eficaz de combinar vários alelos favoráveis para características complexas.
Será que a edição de genomas é a resposta para os principais desafios futuros da humanidade?
Leia o artigo científico em Wiley Online Library.
CiB – Centro de Informação de Biotecnologia
O artigo foi publicado originalmente em CiB - Centro de Informação de Biotecnologia.