Na região Entre Douro e Minho, área de mercado Entre Douro e Minho, verificou-se uma diminuição da oferta com valorização das cotações para o tomate “Sulcado” estufa à saída de produção (SP) categoria II calibre 67-81 em 60% e calibre >81 em 55%, couve “Repolho Tipo Coração” 50% e nabiça SP molho 32%. A cotação da curgete SP não calibrada teve uma descida em 33%, devido a um aumento da oferta e concorrência de produto de Espanha.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, verificou-se uma subida das cotações do tomate “Coração de Boi” SP grado em 22%, “Alongado” estufa SP categoria II calibre 47-56 em 14% e “Sulcado” estufa SP categoria II calibre 57-66 em 14%. A procura foi forte e a oferta menor, dado a produção das plantas de 1ª instalação ter diminuído e as de 2ª instalação ainda não produzirem o suficiente para satisfazer a procura. A oferta de couve “Brócolos” também foi menor e a cotação para a couve SP categoria II não calibrada valorizou 11%.
Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, a maior parte da comercialização dos produtos hortícolas realiza-se em leilão. Verificou-se uma subida acentuada das cotações do tomate “Chucha” SP grado em 234% e “Redondo” SP grado 15%, devido a uma maior procura, oferta forte e melhor qualidade dos produtos comparando com a semana anterior. Um aumento da procura, menor oferta e melhor qualidade dos produtos, valorizaram as cotações do tomate “Chucha” SP médio em 194%, “Redondo” SP médio 192%, “Coração de Boi” SP grado 128%, “Redondo maduro” SP grado 81%, couve “Lombardo” SP não calibrada 97% e “Repolho Tipo Coração” SP não calibrada 88%. As cotações do pepino SP não calibrado e do feijão-verde “Largo” SP tiveram uma valorização em 58% e 32% respetivamente, dado se ter verificado um aumento da procura com produtos de melhor qualidade. Um aumento da procura e oferta baixa, fizeram subir as cotações para a batata-doce SP não calibrada em 36% e beringela SP não calibrada 17%. A curgete SP não calibrada teve uma procura maior e a cotação subiu 16%. As cotações tiveram uma descida para o feijão-verde “Douradinho” SP em 30%, devido a uma diminuição da procura e da oferta, e couve-flor SP não calibrada 25% por menor procura.
No Alentejo, área de mercado Odemira, a cotação da batata-doce SP tamanho grado/médio saco 20 kg teve uma subida em 29%, teve tido início a comercialização de produto da nova campanha de produção e comercialização.
No Algarve, área de mercado Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização do quiabo
→ Aceda aqui ao documento ←
Cotações – Produtos Hortícolas – 30 de junho a 6 de julho de 2025