Na região Entre Douro e Minho, área de mercado Entre Douro e Minho, verificou-se uma subida das cotações da nabiça à saída de produção (SP) em 45%, couve “Repolho tipo coração” SP categoria II >350 e nabo com rama SP 17%, devido a uma redução da oferta. Por outro lado, um aumento da oferta desvalorizou as cotações da abóbora “Mogango” SP unidade em 36%, alface frisada estufa SP 17% e lisa estufa SP 13%, couve “Penca” SP categoria II não calibrada 14% e pimento verde estufa SP 13%.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, terminou a campanha de produção e comercialização do grelo de nabo. O pepino estufa SP, na semana em análise, apresentou melhor qualidade e a cotação valorizou em 20%. Verificou-se uma descida das cotações para a couve “Repolho Tipo Coração” SP em 17% e curgete SP não calibrada 14%, devido a um aumento da oferta. A cotação do nabo sem rama SP teve uma descida de 11%, aproxima-se o fim da campanha com oferta e procura baixas, produto apresentou menor qualidade.
Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, a maior parte da comercialização dos produtos hortícolas realiza-se em leilão. Verificou-se uma subida acentuada das cotações da couve “Repolho Tipo Coração” SP não calibrada em 180%, “Brócolos” SP não calibrada 116%, couve-flor SP não calibrada 67% e “Lombardo” SP não calibrada 56%, devido a um aumento da procura, menor oferta e melhor qualidade dos produtos comparando com a semana anterior. A cotação da fava SP teve uma subida em 54%, registou-se uma maior procura com produto de melhor qualidade. Subida também das cotações do pepino SP não calibrado em 30%, curgete SP não calibrada 23% e feijão-verde “Largo” SP 17%, devido a uma maior procura e oferta e produtos de melhor qualidade. As cotações da beringela SP não calibrada e do tomate “Cherry” SP tiveram uma subida em 18% e 17% respetivamente, a procura teve um aumento, a oferta foi quase nula e os produtos apresentaram melhor qualidade. Relativamente às descidas de cotação, verificou-se uma descida para o tomate “Redondo” SP médio em 63%, cebola temporã SP 41% e alface frisada SP não calibrada 39%, devido a uma diminuição da procura com menor oferta e produtos de qualidade inferior. Descida também para o tomate “Redondo maduro” SP grado em 45%, “Redondo” SP grado 30%, “Chucha” SP grado e médio 26%, e “Coração de boi” SP grado 22%, registou-se uma redução da procura com aumento da oferta e pior qualidade dos produtos. Uma diminuição da procura e qualidade inferior, desvalorizaram as cotações do alho francês SP não calibrado em 24% e alface lisa SP 14%.
Na área de mercado Península de Setúbal, teve início a campanha de produção e comercialização da batata primor/nova vermelha SP tamanho grado/médio.
Na área de mercado Ribatejo, uma maior oferta desvalorizou ligeiramente a cotação da cenoura à saída de estação (SE) em 10%.
No Algarve, terminou a campanha de produção e comercialização da fava. Na semana em análise, a oferta de tomate foi maior e foram transacionados mais calibres, tomate “Alongado” estufa SE categoria II calibre >56 e “Sulcado” estufa categoria II calibre >81