Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 9 a 15 Setembro 2019

[Fonte: Agricultura e Mar - Cotações]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

As cotações médias nacionais dos borregos analisados, de <12 Kg, 22-28 Kg e de >28 Kg, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi fraca na área de mercado da Guarda e relativamente fraca em Castelo Branco e na Cova da Beira; a procura foi média na Guarda e na Cova da Beira e relativamente animada em Castelo Branco. Estabilidade das cotações dos borregos de <12 Kg nas três áreas.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu; a procura foi muito fraca em Coimbra e relativamente fraca em Viseu. A procura sofreu uma quebra nas últimas semanas, o que é normal para a época. Estabilidade de cotações dos borregos de <12 Kg nas duas áreas e descida dos carneiros reprodutores em Viseu (-30 EUR / Unidade).

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de borrego foi relativamente abundante e a procura foi média. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Estremoz e Beja e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Évora e Elvas; a procura foi média em todas as áreas com exceção de Elvas em que foi relativamente fraca. Reajustamento em baixa da cotação +freq. dos borregos de 22-28 Kg no Alentejo Norte, -5 cêntimos / Kg.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de borrego foram relativamente fracas, tendo baixado ambas nas últimas semanas. As cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg pautaram-se pela estabilidade nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 Kg manteve-se estável em relação à semana anterior nas três regiões analisadas, Beira Interior, Beira Litoral e Trás-os-Montes.

Beira Interior

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca nas três áreas de mercado, Cova da Beira, Guarda e Sertã; a procura foi relativamente fraca na Sertã e média na Cova da Beira e na Guarda. As cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi muito fraca nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu; a procura foi muito fraca em Coimbra e fraca em Viseu. A procura é reduzida nas duas áreas referidas e a oferta revela-se suficiente. Completa estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg nas duas áreas.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram relativamente fracas, tendo ambas diminuído nas últimas semanas. As cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de cabrito foram fracas. As cotações dos cabritos de <10 Kg não registaram quaisquer alterações.

Alentejo

No Alentejo a oferta e a procura de cabrito foram fracas nas duas áreas de mercado analisadas, Alentejo Norte e Estremoz. Estabilidade de cotações dos cabritos, de <10 Kg e de >10 Kg, e dos animais adultos nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 9 a 15 Setembro 2019 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior O cabeça de lista do CDS no círculo de Setúbal, Nuno Magalhães, considerou esta quarta-feira, em Santiago do Cacém, que a aposta na produção agrícola “é vital e prioritária”, tendo em conta não só “o impacto para a economia do país”, como no “combate às alterações climáticas” e proteção do ambiente.
Próximo Tilray faz de Cantanhede a capital portuguesa da canábis para fins medicinais

Artigos relacionados

Dossiers

ADP Fertilizantes no sucesso do Vinho Conde D’Ervideira

O vinho Conde D’Ervideira Reserva Branco foi premiado com medalha de ouro pelo Mundus Vini, na Alemanha.
A ADP Fertilizantes orgulha-se de ter sido um dos ingredientes de sucesso desta colheita, […]

Internacional

Castilla-La Mancha alcanza los 237 millones de euros pagados en ayudas de la PAC

[Fonte: Agropopular – UE]
Francisco Martínez Arroyo, consejero de Agricultura de Castilla-La Mancha
El Gobierno de Castilla-La Mancha ha anunciado que ha alcanzado ya los 237 millones de euros pagados de ayudas directas en esta campaña dentro del primer pilar de la Política Agraria Común (PAC). […]

Internacional

Primer retraso en la PAC: Aragón anuncia que abonará el adelanto el 8 de noviembre y no en octubre

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
Aunque oficialmente desde la Comisión Europea se ha acordado que los Estados (y por extensión las CCAA en España) puede pagar el adelanto del 70% de la PAC, […]