Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 25 a 31 Março 2019

[Fonte: Agricultura e Mar - Cotações]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

As cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg) e do peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de frango foi abundante nas duas áreas de mercado, Litoral Centro e Dão-Lafões; a procura foi relativamente animada em Dão-Lafões e animada no Litoral Centro. A procura e o consumo de frango para churrasco melhoraram nas duas últimas semanas. No caso do frango das classes de peso mais elevadas a oferta é um pouco excedentária.

Litoral Centro

No Litoral Centro as vendas para o mercado externo não são suficientes para escoar este tipo de frango. Esta semana as cotações do frango, vivo e abatido, não registaram quaisquer alterações nas duas áreas. Estabilidade do frango do campo e do peru abatido em Dão-Lafões.

As galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas, mantiveram-se estáveis nas duas áreas analisadas.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi média e a procura relativamente animada. Estabilidade generalizada de cotações, quer para o frango, quer para o peru, vivos e abatidos, quer para as galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior. No caso dos ovos a peso a estabilidade é pela 8ª semana consecutiva e dos ovos classificados pela 6.ª semana.

Região Centro

Na região Centro a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura média nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta é superior à procura, existindo bandos novos com postura já regularizada e ainda alguma oferta de ovo caseiro.

Mantêm-se as vendas para o mercado externo no Litoral Centro. Acréscimo das cotações máx. dos ovos classificados em cartão e ovotermo da classe L em Dão-Lafões (+3 cêntimos / dúzia).

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura foi média. As cotações dos ovos, quer na produção, quer classificados, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 25 a 31 Março 2019 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior Agricultura vertical, contentores estufa e o futuro. Como a Jungle Greens quer salvar o mundo com vegetais e ervas aromáticas
Próximo Governo cria grupo de trabalho para avaliar viabilidade da Barragem do Pisão

Artigos relacionados

Últimas

São Miguel acolhe formação sobre boas práticas na cultura do ananás em Outubro

[Fonte: Gazeta Rural]

O Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel vai promover, de 7 a 22 de outubro, uma ação de formação sobre Boas Práticas na cultura do ananás direcionada a produtores em prol da sustentabilidade futura de uma produção centenária e emblemática da Região, […]

Sugeridas

CRISPR gene editing speeds efforts to breed disease-resistant wheat, cut nitrogen pollution

Researchers from around the globe gathered in Saskatoon [in August], focused on making wheat more efficient and sustainable using the latest in breeders’ tools. […]

Formações

Curso de Formação “Solo e Hidrologia ao nível de uma herdade” – 6 de Setembro 2018 – Mértola

É já no próximo dia 6 de setembro que se realizará, na sede da ADPM Mértola, uma formação subordinada ao tema “Solo e Hidrologia ao nível de uma herdade”. Esta ação, destinada a agricultores e não só, contará com a presença de especialistas nestas matérias, […]