Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Aves
Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g), e do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura foi relativamente animada. Muito embora a procura de frango para churrasco se mantenha fraca, de um modo geral, a procura de frango melhorou bastante em relação à semana anterior, o que se pensa estar relacionado com o novo confinamento.
A procura de perna e peito de frango foi mesmo animada. No entanto, a oferta de frango das classes de peso mais elevadas continua excedentária. As cotações do frango abatido mantiveram-se estáveis. Estabilidade do frango do campo, do peru abatido e da perna e peito de peru. Descida de cotações das galinhas vivas semipesadas (-5 cêntimos / kg).
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango foram médias. Estabilidade de cotações, quer para o frango e peru, vivos e abatidos, quer para o peito e perna de peru, quer no caso das galinhas vivas, pesadas e semipesadas.
Nota: 1) A partir da semana 01 de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr. 2) Iniciou-se na semana 01 de 2021 a recolha de cotações da perna e peito de frango.
Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se estáveis, há 12 semanas consecutivas no caso do ovo a peso e há 11 semanas no caso dos ovos classificados.
Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura média nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta baixou em relação à semana passada, devido às medidas adoptadas por muitos produtores para escoar (por exemplo vendas para a indústria e exportação) e reduzir (por exemplo vazios sanitários) a produção. As cotações dos ovos, a peso e classificados, pautaram-se novamente pela estabilidade.
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias e equilibradas. Alguns produtores referem que a procura de ovo em cartão diminuiu; por outro lado, aumentou a procura por parte das grandes superfícies. As cotações dos ovos, a peso e classificados, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.
Todas as cotações aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.