A Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar 2025+ (ENCDA 2025+) reflete a evolução do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Estratégia anterior e surge como resposta a um contexto de exigência crescente. Pretende acelerar a ação e reforçar a capacidade de resposta nacional, com medidas mais direcionadas, maior articulação institucional e um plano de ação alinhado com os compromissos da União Europeia (UE) e internacionais em matéria de combate ao desperdício alimentar.
A ENCDA 2025+ propõe um plano de ação estruturado em quatro eixos orientadores:
- Consumidor: atuação integrada;
- Operadores da cadeia agroalimentar: consolidar a articulação;
- Regulação e incentivos: aspetos legais e fontes de financiamento;
- Institucional: reforçar a governança.
O plano será concretizado através de oito medidas que visam aprofundar a intervenção em áreas prioritárias, sob o lema: “Agir contra o desperdício alimentar”.
O consumidor surge como uma área prioritária de intervenção da ENCDA 2025+, em alinhamento com os dados nacionais sobre o desperdício alimentar. Pretende-se ainda reforçar a articulação com o poder local, aprofundar a intervenção em contexto escolar e fortalecer a colaboração com os vários atores da cadeia agroalimentar, de forma a contribuir para o cumprimento das metas de redução do desperdício alimentar.
Neste sentido, a ENCDA 2025+ assume uma abordagem participativa, promovendo a consulta pública, envolvendo de forma ativa a sociedade civil e garantindo que o plano de ação seja uma construção colaborativa, refletindo os contributos de diversos intervenientes nesta matéria. Por essa razão, as ações específicas para cada medida serão concluídas com base nesse processo de auscultação e co-construção.
Participe e envie os seus contributos relativos à ENCDA 2025+, a partir de 29 de setembro, dia em que se assinala o Dia Internacional de Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares, através do formulário disponível para o efeito.
Fonte: GPP