Consulta específica sobre o papel do euro no comércio internacional de produtos agrícolas e alimentares

No início de dezembro de 2018, a Comissão adotou a Comunicação “Rumo a um papel internacional mais forte do euro”.

Esta comunicação realça a necessidade de aprofundar a relação entre a União Económica e a União Monetária, em particular com a conclusão da União entre os Mercados de Capitais e a Banca.

Para a concretização deste objetivo, a Comissão abriu consultas públicas direcionadas e concertadas para os setores, financeiro, energético, fabrico de transportes, produtos alimentícios e matérias-primas.

Estas consultas estarão abertas durante 2 meses, de janeiro a 22 de março de 2019 e são dirigidas aos membros dos Grupos de Diálogo Civil e respetivos grupos de peritos, aos Observatórios dos Mercados Agrícolas e aos especialistas em mercados agrícolas.

Paralelamente, a Comissão irá debater o aumento do papel internacional do euro nos diversos fóruns públicos. A Comissão apresentará um relatório sobre os progressos até ao verão de 2019.

 Mais informações

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em GPP .

Anterior Conselho de Agricultura da UE estabelece reforma da PAC e bioeconomia como “prioridades”
Próximo Cotações – Cereais – Informação Semanal – 14 a 20 Janeiro 2019

Artigos relacionados

Comunicados

ANIPLA: Estudo destaca elevada segurança na proteção das plantas

[Fonte: ANIPLA]
Desde 1960 à atualidade.
Estudo que avaliou o sector desde os anos 1960 até à atualidade destaca como o continuado investimento em I&D conduziu a avanços significativos na eficiência e na segurança dos produtos fitofarmacêuticos, […]

Comunicados

Lavradores de Feitoria aposta no mercado asiático e ganha ‘Ouro’ no Japão

Com um
modelo de negócio peculiar – resultante da união de vários produtores de vinho
na criação de uma empresa comum –, […]

Comunicados

Azeite alentejano reconhecido no Japão

Azeites da Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos premiados no Olive Japan 2019

Acabaram
de sair os resultados do concurso internacional ‘Olive Japan 2019’, […]