Conselho de Agricultura da UE estabelece reforma da PAC e bioeconomia como “prioridades”

Conselho de Agricultura da UE estabelece reforma da PAC e bioeconomia como “prioridades”

[Fonte: Vida Rural]

O Conselho de Agricultura da União Europeia reuniu esta segunda-feira (28 de janeiro) para apresentar as suas prioridades e objetivos para o próximo quadro comunitário (2021-2027). As prioridades da Presidência do Conselho Europeu para a Agricultura, que está agora nas mãos do ministro da Agricultura romeno, passam, sobretudo, pela reforma da PAC e por uma maior aposta na bioeconomia.

Durante a sessão, ficaram estabelecidas como prioridades também a inovação, a investigação em agricultura, em proteínas de base vegetal, em plantas e em saúde animal. Para além disso, o Conselho de Agricultura da UE quer ver uma PAC “mais moderna”.

Petre Daea, ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Roménia, e presidente do Conselho de Agricultura da UE, explica que “o conselho teve uma troca de ideias sobre o novo modelo proposto para a PAC pós-2020, focando-se no prazo anual, na abordagem progressiva às metas e nos possíveis desvios. Os ministros também discutiram a reserva agrícola e a disciplina financeira. Em relação à organização do mercado comunitário, o conselho debateu a possibilidade de abrir o mercado a novas variedades de castas de vinho”.

Comente este artigo

O artigo Conselho de Agricultura da UE estabelece reforma da PAC e bioeconomia como “prioridades” foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Fademur busca en Bruselas que la PAC llegue a las mujeres y rompa el ‘techo de cristal’ en el mundo rural
Próximo Consulta específica sobre o papel do euro no comércio internacional de produtos agrícolas e alimentares

Artigos relacionados

Nacional

2ª conferência: Gestão Florestal, Território e Riscos Naturais

[Fonte: Voz do Campo]

«Montados, Sobreirais e Azinhais» são os protagonistas da 2ª conferência do ciclo sobre Gestão Florestal, Território e Riscos Naturais que a CAP, Confederação dos Agricultores de Portugal, tem vindo organizar, iniciativa esta a que o Presidente da República se associa com a sua presença em Grândola. […]

Nacional

PDR 2020: Agricultores de Mação, Vila de Rei e Sertã têm apoios pelos incêndios

[Fonte: Agricultura e Mar]
Os agricultores afectados pelo incêndio que percorreu o território dos concelhos de Mação, Sertã e Vila de Rei entre os dias 20 e 23 de Julho, têm já apoios disponíveis, informa o Ministério da Agricultura,liderado por Luís Capoulas Santos. […]

Sugeridas

Pagamentos Junho 2017

No dia 30 de junho de 2017, conforme procedimento habitual, o IFAP irá proceder a pagamentos* num montante total de cerca de 75,1 milhões de euros, destacando-se os seguintes: