A Dinamarca assume a Presidência Rotativa do Conselho da União Europeia (UE) durante o período de 1 de julho a 31 de dezembro de 2025, sucedendo à Polónia e antecedendo o Chipre (1 de janeiro a 30 de junho de 2026).
A presidência rotativa, que dura seis meses, confere à Dinamarca um papel de destaque na prossecução da agenda política da UE e na coordenação das ações dos Estados-membros.
Sob o lema “Uma Europa forte num mundo em mudança” a Presidência Dinamarquesa estruturará a sua ação em torno de duas dimensões prioritárias:
- Reforço da Segurança e Resiliência da União
- Promoção da Competitividade e Transição Ecológica
Prioridades políticas da Presidência Dinamarquesa para a Agricultura e Pescas:
No âmbito da agricultura, alimentação e pescas, a Presidência dinamarquesa centrará os seus esforços na simplificação e na melhoria da regulamentação no âmbito das políticas da UE, assumindo como prioridade um quadro político que impulsione a inovação e o desenvolvimento na alimentação e na agricultura, de forma a acelerar a transição ecológica e garantir um setor robusto e orientado para o mercado. A adoção atempada das possibilidades de pesca para 2026 é assumida também como uma prioridade para manter este setor sustentável e competitivo.
- Uma Política Agrícola Comum verde, simplificada e orientada para o mercado
- Um setor agrícola e agroalimentar competitivo e orientado para a inovação
- Um sistema alimentar resiliente e um Mercado Interno forte
- Um Mercado Único centrado na saúde animal, humana e vegetal
- Um setor das pescas europeu sustentável e preparado para os desafios futuros
Ver mais informação no website GPP | Página da Presidência Dinamarquesa | Programa da Presidência Dinamarquesa
Fonte: GPP