Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Grupo A4F anuncia novo CEO para liderar próxima fase de crescimento

    navigator company logo

    BEI e Navigator assinam empréstimo de €40 milhões para apoiar os investimentos da empresa rumo à neutralidade carbónica

    Últimos lugares no Roteiro PINUS 2025

    vacas

    Eurodeputados aprovam reforço de posição de agricultores e apertam definição de carne

    Parlamento europeu

    European Parliament backs the strengthening of farmers’ position in the agrifood supply chain

    cerealtech

    A LVR da Cevada para as campanhas agrícolas 2025/2026 e 2026/2027 já se encontra disponível

    Parlamento europeu

    Parlamento pronto para começar a negociar a simplificação da legislação agrícola da UE

    estufas

    Funchal. PAN quer melhorar mercado de agricultura biológica

    Eurodeputados aprovam proposta de André Rodrigues (PS) para simplificar política agrícola

  • Opinião

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Comissão Europeia propõe salvaguardas a agricultores no acordo com Mercosul

    08/10/2025

    Estudo aponta ganhos expressivos com a beringela Bt: mais produção, mais lucro e menos pesticidas

    08/10/2025

    Cotações – Cortiça – 29 de setembro a 5 de outubro de 2025

    07/10/2025

    Produção nacional de azeite deverá recuar ligeiramente esta campanha, segundo a OLIVUM

    07/10/2025

    Abreu Advogados: Campo Legal – 16 a 30 de setembro de 2025

    07/10/2025

    PADREII: três avisos abertos para reforçar coesão regional

    06/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Grupo A4F anuncia novo CEO para liderar próxima fase de crescimento

    navigator company logo

    BEI e Navigator assinam empréstimo de €40 milhões para apoiar os investimentos da empresa rumo à neutralidade carbónica

    Últimos lugares no Roteiro PINUS 2025

    vacas

    Eurodeputados aprovam reforço de posição de agricultores e apertam definição de carne

    Parlamento europeu

    European Parliament backs the strengthening of farmers’ position in the agrifood supply chain

    cerealtech

    A LVR da Cevada para as campanhas agrícolas 2025/2026 e 2026/2027 já se encontra disponível

    Parlamento europeu

    Parlamento pronto para começar a negociar a simplificação da legislação agrícola da UE

    estufas

    Funchal. PAN quer melhorar mercado de agricultura biológica

    Eurodeputados aprovam proposta de André Rodrigues (PS) para simplificar política agrícola

  • Opinião

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Comissão Europeia propõe salvaguardas a agricultores no acordo com Mercosul

    08/10/2025

    Estudo aponta ganhos expressivos com a beringela Bt: mais produção, mais lucro e menos pesticidas

    08/10/2025

    Cotações – Cortiça – 29 de setembro a 5 de outubro de 2025

    07/10/2025

    Produção nacional de azeite deverá recuar ligeiramente esta campanha, segundo a OLIVUM

    07/10/2025

    Abreu Advogados: Campo Legal – 16 a 30 de setembro de 2025

    07/10/2025

    PADREII: três avisos abertos para reforçar coesão regional

    06/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Congresso GS1 Portugal: transformação digital potencia oportunidades globais

por Agroportal
23-10-2018 | 10:45
em Comunicados
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

O Congresso GS1 Portugal apontou novas realidades de integração em contexto digital, trazendo a Portugal o exemplo do gigante do comércio eletrónico Alibaba. A intervenção fez parte de um evento que juntou em debate gestores, decisores políticos e convidados internacionais para abordar a “Indústria 4.0” e o papel do consumidor no centro das redes de valor colaborativas e da digitalização da economia.

Lisboa, 17 de outubro de 2018 – O quarto Congresso da GS1 Portugal juntou hoje, em Lisboa, gestores e decisores para debater de que modo a transformação digital veio revolucionar o dia a dia de empresas e consumidores, num contexto de novos modelos de negócio, simplificação de processos, aproximação de marcas e Pessoas e uma exigência urgente de respostas, nunca antes vivida.

Na iniciativa, a GS1 Portugal trouxe a Portugal Alba Ruiz Laigle, Business Development Manager do Alibaba Group em Espanha e Portugal, apresentando a empresa global de tecnologia líder em comércio eletrónico e um caso de estudo pela capacidade de dinamização do mercado a nível global, através de um vasto ecossistema de apoio que cria oportunidades semelhantes para pequenas, médias e grandes empresas num meio onde “todos aqueles que querem ter um negócio podem ser bem-sucedidos”. Nesta plataforma digital, o ecossistema do Alibaba Group – “Alibaba Ecosystem” – posiciona os consumidores e os comerciantes no centro, juntando 10 milhões de retalhistas e 576 milhões de consumidores ativos.

Esta é uma oportunidade para as marcas portuguesas entrarem no mercado da China e chegarem a outros pontos do globo através desta plataforma. Como primeiro momento de contacto com as empresas nacionais, o Alibaba Group realiza um evento de apresentação em Lisboa, já no próximo mês de novembro.

A iniciativa contou ainda com a intervenção de Ulrike Kreysa, Vice-presidente da GS1 AISBL, Healthcare, que explicou o que está a mudar no setor da Saúde a nível mundial com a implementação de Standards únicos e globais da GS1 para a identificação dos medicamentos (“Diretiva UE dos Medicamentos falsificados e o Contributo dos Standards GS1 no Setor da Saúde“).

Porque os Standards GS1 são transversais, também este setor pode beneficiar da implementação de códigos únicos, inequívocos e globais. Um facto que se torna realidade já a partir de fevereiro de 2019. O objetivo passa por garantir, sempre, o melhor tratamento numa realidade em que ainda existem um milhão de pessoas que morrem, por ano, devido a medicamentos falsificados, tornando-se este identificador único um meio de prevenir que estes entrem na cadeia de valor na Europa.

Ulrike Kreysa lembrou que, também no que diz respeito aos dispositivos médicos, há uma necessidade de identificação e com a implementação do Standard GS1 a nível global a informação sobre o produto fica acessível e disponível.

Robert Beideman, Chief Solutions e Innovation Officer da GS1 AISBL, trouxe a debate o desafio em torno de como podem as empresas garantir a sua presença no mundo físico e online, otimizando o que cada uma oferece enquanto oportunidade de negócio (“A Senda do Gémeo Digital”). Na era do digital, a informação torna-se um ativo estratégico das empresas. Os consumidores exigem, em tempo real, informação fidedigna e completa. Para isso é necessário garantir a integração do físico e do digital para garantir o sucesso dos negócios de hoje. “A identificação de tudo torna tudo possível”, afirmou Robert Beidman, lembrando que a missão critica é a qualidade dos dados porque é esta a forma dos consumidores encontrarem os produtos. A identificação faz a ponte entre o mundo físico e o mundo digital e o Standard GS1 permite que o artigo físico tenha um ‘gémeo’ digital, beneficiando o consumidor e a marca.

Álex Rovira, especialista internacional em Psicologia da Liderança e Inspiring Speaker, foi o último orador convidado, com o desafio de traçar as tendências a enfrentar no futuro próximo e o papel das Pessoas como fator determinante para a sustentabilidade dos negócios.

Coube a João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal, encerrar este quarto Congresso com um resumo das principais ideias partilhadas ao longo da jornada de debate. O momento serviu ainda para reforçar a necessidade de partilha e colaboração entre produtores, distribuidores e consumidores. Por isso, a GS1 Portugal, enquanto entidade neutra que promove o debate entre parceiros de negócio, irá realizar anualmente o seu Congresso, anúncio feito no final da intervenção do Diretor Executivo.

No arranque deste Congresso, ainda no período da manhã, conquistou destaque o impacto do “Digital” na dimensão macroeconómica, com a apresentação de Luís Marques Mendes, Advogado e Consultor. O tema “Desafios de Portugal no contexto Europeu e Mundial” deu o mote para uma intervenção que foi muito além dos negócios e abordou as potencialidades de Portugal num contexto mundial e o que fazer para acompanhar a evolução dos tempos. Já João Vasconcelos, Fundador do Think Tank CONSELHO, convidou a repensar a indústria 4.0 enquanto entrada definitiva e inevitável das tecnologias de informação no dia a dia das empresas e das Pessoas eo seu impacto na realidade existente (“Indústria 4.0 e a Digitalização da Economia”).

A discussão prosseguiu com o foco no contexto empresarial. Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director na Nielsen Portugal, abordou o tema “Tendências 2020: foco no Shopper”. Num mercado cada vez mais populado por gerações que não conhecem o mundo sem internet e marcado pelo crush da lealdade dos consumidores face às marcas, quais os desafios e oportunidades que as empresas enfrentam num mercado marcado por consumidores menos fiéis, mais exigentes e mais voláteis nas suas necessidades?

Graças ao papel neutro da GS1 Portugal na promoção da eficiência e colaboração, esta quarta edição contou, mais uma vez, com um momento único a nível nacional: o debate entre fabricantes de marcas e retalhistas sobre a atualidade e o futuro dos negócios. O Painel Debate acerca da temática “O Consumidor no Centro das Redes de Colaboração Digital” integrou representantes de empresas do setor do Retalho e Bens de Consumo: Pedro Cid (Auchan Retail Portugal), Rui Miguel Nabeiro (Delta Cafés), Margarida Neves (Johnson & Johnson), Paolo Fagnoni (Nestlé Portugal), David Alves (Sonae MC) e António Casanova (Unilever Fima).

A Economia Digital está a transformar o dia a dia de Pessoas e Negócios. Dos impactos destacam-se: (1) a transformação de processos de negócio; (2) a crescente necessidade de colaboração entre empresas; (3) e a relação entre as empresas e consumidores. Neste cenário, a cadeia de valor dá lugar a uma rede colaborativa, sendo o consumidor o centro dos negócios.CongressoGS1Portugal_01

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Oferta de emprego – Comercial de Tractores e Máquinas Agrícolas

Próxima Publicação

BEI e Crédito Agrícola garantem 200 milhões de euros para financiar empresas

Artigos Relacionados

Últimas

Grupo A4F anuncia novo CEO para liderar próxima fase de crescimento

08/10/2025
navigator company logo
Últimas

BEI e Navigator assinam empréstimo de €40 milhões para apoiar os investimentos da empresa rumo à neutralidade carbónica

08/10/2025
Últimas

Últimos lugares no Roteiro PINUS 2025

08/10/2025
Próxima Publicação
Credito-Agricola

BEI e Crédito Agrícola garantem 200 milhões de euros para financiar empresas

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

por David Gouveia
05/10/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

por José Martino
01/10/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Grupo A4F anuncia novo CEO para liderar próxima fase de crescimento

08/10/2025
navigator company logo

BEI e Navigator assinam empréstimo de €40 milhões para apoiar os investimentos da empresa rumo à neutralidade carbónica

08/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.